José Reinaldo: Uma avalanche vermelha, o povo está com Chávez

“Imaginem o dia do Círio de Nazaré em Belém do Pará, mas antes multipliquem por 100. Essa é a dimensão próxima do que assistimos aqui ontem. Uma verdadeira avalanche vermelha”. Foi o que declarou José Reinaldo Carvalho, secretário Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por telefone, direto de Caracas, na Venezuela, à Rádio Vermelho, ao falar sobre a multidão que tomou as ruas da capital venezuelana para reafirmar seu apoio a Hugo Chávez.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

“A multidão que ocupou as ruas de Caracas nesta quinta-feira (4) é incalculável, não há nenhum parâmetro de manifestações no Brasil que já tenha visto para mensurar o que assistimos aqui na Venezuela. Neste momento, o povo, verdadeiramente, faz história. Isso demonstra que está em curso na Venezuela um novo tipo de democracia, uma democracia participativa, uma democracia efetivamente popular, em que o povo é dono do seu destino”, declarou o dirigente.

Veja também:
Venezuela livre e soberana, gritou o povo junto com Chávez
Multidão transborda Caracas com amor: “Chávez coração do povo”

José Reinaldo, que representa o PCdoB nas atividades que estão sendo realizadas na reta final das eleições da Venezuela, externou que “o entusiasmo e a euforia são os principais combustíveis para reforçar as manifestações e ampliar a adesão das pessoas a apoiar Chávez nestas eleições”.

Eleger Chávez e dar continuidade às mudanças

Durante a entrevista, Reinaldo destacou o simbolismo que permeia as eleições da Venezuela. “Eleger Chávez significa muito. Hugo Chávez foi transformado na maior liderança anti-imperialista do nosso continente. Não só pelo que empreendeu na Venezuela, mas por todas as bandeiras que levantou, bandeiras que uniram a América Latina na luta pela paz, pela soberania, pelo desenvolvimento e pela integração dessa região”, enfatizou o jornalista.

“O que está em jogo nas eleições da Venezuela é mais do que um pleito, é a própria Pátria. O que está em jogo é a luta anti-imperialista em nosso continente, a perspectiva de desenvolvimento da luta pelo socialismo em nossa região. O que está em jogo é a garantia de um movimento que foi iniciado há mais de uma década”, refletiu o dirigente.

Ataques da direita golpista

Sobre os ataques constantes à Venezuela propagados pela mídia golpista e as nações imperialistas, José Reinaldo explicou “tratar-se de uma ação de má-fé, orquestrada pela mídia”.

“Os dirigentes das nações imperialistas não observam com bons olhos o processo que está em curso na Venezuela. De fato, essa agressão atesta a ignorância por parte destes setores, pois o que está em ocorrendo aqui são manifestações livres e democráticas, a oposição tem total espaço para as suas manifestações, os meios de comunicação têm total liberdade para noticiar. Então o que constatamos é a mais plena liberdade de expressão e de imprensa e de participação política”, finalizou Reinaldo.

Acompanhe a íntegra na Rádio Vermelho: