República Dominicana e Haiti fortalecem laços comerciais

O diretor geral de Desenvolvimento Fronteiriço da República Dominicana, Miguel Bejarán, fez um chamado nesta sexta-feira (5) a um maior aproveitamento do intercâmbio comercial com o Haiti, o vizinho país integrante da Ilha de São Domingo.

Na oportunidade, Bejarán afirmou que é uma forma de tirar da miséria mais de 500 mil dominicanos que vivem na fronteira e melhorar as condições de vida na região.

Segundo relatórios de meios locais de imprensa, Bejarán anunciou o início da reparação da estrada de Malpase, na província de Independência, e a construção de mais de 10 quilômetros de ruas.

Na passagem fronteiriça de Jimaní, conversou com comerciantes do mercado binacional e os instruiu a reabilitar a via por onde transita a mercadoria entre os dois países.

Ambas nações têm uma fronteira de 275 quilômetros, e por ela se movem diferentes produtos diariamente para benefício dos dois povos.

Após tomar posse do cargo em 16 de agosto, o presidente dominicano, Danilo Medina, afirmou em seu primeiro discurso que a relação harmoniosa com o Haiti merece especial atenção.

Trabalharemos imediatamente no início da proposta para a assinatura de um acordo de livre comércio, considerando que o Haiti é o segundo sócio comercial mais importante da República Dominicana.

Como exemplo da importância desse convênio, comentou que em um só dia de atividade comercial binacional na fronteira comum, se mobilizam mais mercadorias que em um ano de exportações à América Central.

Fonte: Prensa Latina