Berzoini: SP vive disputa entre autoritarismo e democracia

O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) vê em São Paulo não só uma eleição municipal, mas uma “disputa de projetos para o país”. De um lado, José Serra, em uma coligação que reúne PSDB, DEM e PSDB, representa “grande parte desse projeto conservador, reacionário”, enquanto Fernando Haddad, do PT, é uma alternativa de mudança para a cidade.

Na visão do parlamentar e ex-ministro, será um embate entre visões humanista e autocrática, democrática e autoritária. “Vamos decidir se São Paulo será governada com os coronéis do Kassab ou subprefeitos democráticos”, comparou.

Para Berzoini, que observou falar em nome pessoal, a campanha de Haddad deverá procurar todos os outros candidatos para pedir apoio, “em cima de um programa de governo”. O raciocínio é o de que todos que se consideram oposição devem ser alinhar a Haddad. Independentemente disso, o parlamentar acredita que “boa parte” dos votos de Russomanno, Chalita e mesmo de Soninha Francine devem migrar para o petista.

O deputado avalia que o julgamento do mensalão teve seu impacto, à medida que “a mídia não faz uma divulgação neutra, mas posicionada”. Ele diz temer que Serra reedite práticas de “política suja” no segundo turno, a exemplo do que houve em 2010. “Sabendo quem é nosso adversário, não tenho dúvida quanto a isso.” Mas Berzoni afirma que o candidato do PT deve se preocupar em “debater as políticas públicas mais relevantes”.

Fonte: Rede Brasil Atual