Chávez conversa com Capriles e chama à unidade nacional

Após reeleito para um novo mandato, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sinalizou que buscará uma relação mais próxima com a oposição. Ele disse nesta segunda (8) ter conversado de “forma amistosa” com seu principal opositor, Henrique Capriles.

Por intermédio da rede social Twitter, Chávez informou aos venezuelanos sobre a conversa com Capriles. “Acredite em mim: mantive uma conversa, por telefone, agradável com Henrique Capriles. Convido à Unidade Nacional, respeitando as nossas diferenças”, disse.

Também por meio do Twitter, Capriles fez comentários sobre a conversa com Chávez. “Em nome de mais de 6,5 milhões de venezuelanos, fiz um chamado [a Chávez] em favor da unidade do país e ao respeito a todos”, informou.

O coordenador da campanha de Capriles, Armando Briquet, disse que a conversa foi feita pelo seu telefone celular. Na conversa, segundo Briquet, Capriles desejou a Chávez que sua saúde continue melhorando. Desde o ano passado, o presidente se submete a um tratamento para combater o câncer que surgiu na região pélvica, fez cirurgia e sessões de quimioterapia e radioterapia.

Já no seu primeiro pronunciamento depois de reeleito, Chávez havia lançado um apelo à oposição para que todos dialoguem e trabalhem em conjunto "pela Venezuela bolivariana". "Com nossas diferenças, com nossos conflitos, ponhamos acima o amor pela pátria", pediu.

Nas eleições presidenciais de domingo (7), Chávez obteve 55,11% dos votos, com uma diferença de mais de 1,5 milhão de votos em relação a Capriles, que conquistou 44,27%. Os resultados foram divulgados ontem pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), considerando 96,7% das urnas apuradas.

Com Agência Brasil