Dilma manifesta apoio aos diálogos de paz na Colômbia

Nesta terça-feira (9), o Brasil se colocou à disposição da Colômbia para "ajudar no que for necessário" nos diálogo de paz entre o governo e as Farc . A oferta foi feita no início da tarde em telefonema da presidenta Dilma Rousseff ao mandatário colombiano José Manuel Santos.

O primeiro encontro dos negociadores está previsto para acontecer no dia 15 deste mês em Oslo (Noruega). Santos se mostrou "esperançoso e otimista" com o processo, segundo relato de interlocutores. Ele reconheceu o Brasil como um ator regional importante, que desfruta de muita credibilidade na região. Mesmo assim, não formalizou convite para que o País participe das negociações.


Leia também:

Integrante das Farc afirma que Uribe boicota processo de paz

Estão patrocinando o processo de mediação Noruega e Cuba, com apoio de Chile e Venezuela. O Brasil já participou de quatro ações de libertação de reféns promovidas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha entre 2009 e 2012.

A atuação brasileira em todas as oportunidades foi basicamente logística, com fornecimento de helicóptero e homens do Exército. Ainda no telefonema, a presidente desejou ampla recuperação de José Manuel Santos, que passou por uma cirurgia contra um câncer de próstata no último dia 4. O presidente colombiano recebeu alta no domingo (7). 

Fonte: Terra