Governo sírio reafirma esforços por diálogo político pela paz

O governo da Síria realiza sérios esforços para iniciar um diálogo político entre os sírios e longe da ingerência estrangeira, disse nesta sexta-feira (12) o ministro do Interior, general de divisão Muhammad al-Shaar. Em declarações citadas pela agência síria de notícias SANA, o titular da pasta, após um encontro com o vice-chanceler das Filipinas Rafael Seguis, reiterou essa postura impulsionada pelas autoridades desde o início da crise.

O ministro explicou a Seguis que a Síria enfrenta uma ofensiva terrorista apoiada com fundos e armamentos externos para os grupos armados.

Para o mundo deve estar claro, sublinhou, que há países que enviam milicianos terroristas takfiris de várias nacionalidades árabes e estrangeiras para praticarem atentados contra o povo e o governo da Síria. Al-Shaar disse que o governo continuará perseguindo os terroristas para impedir seus atos de destruição e proteger os cidadãos, mas ao mesmo tempo, cria condições para iniciar um diálogo político entre sírios e longe da ingerência estrangeira.

Por outra parte, algumas fontes destacam a incapacidade dos rebeldes e dos grupos terroristas de consolidarem-se como um grupo unificado, o que leva alguns de seus simpatizantes a repensar seu apoio a eles.

Recentemente, uma fonte oficial afirmou que a proximidade dos grupos armados e indivíduos em diferentes cidades e aldeias sírias com as autoridades locais ou com as tribos e famílias de chefes, pode ser fonte para uma mediação e obtenção de garantias e segurança, caso deponham as armas.

Uma grande maioria da população, segundo declarações de cidadãos sírios à Prensa Latina, sente-se incomodada pela posição violenta assumida por esses grupos opositores e agora querem atuar em apoio ao governo.

Fonte: Prensa Latina