Bancários denunciam invasão de sede durante ato contra a SIP

Dezenas de ativistas que defendem a democratização da comunicação realizaram um ato público, na manhã de segunda-feira (15), no Hotel Renaissance, na capital paulista, onde acontece o encontro da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), principal porta-voz dos donos da mídia no continente, uma verdadeira plataforma política do PIG. Representantes do Sindicato dos Bancários de S. Paulo estavam entre os ativistas para denunciar a invasão sofrida para confiscar jornal da categoria.

A manifestação teve como objetivo contrapor as pautas em discussão no encontro, oferecendo outros pontos de discussão como a liberdade de expressão com pluralidade e diversidade; censura e monopólio da comunicação na América Latina.

Para sugerir essas novas pautas, os ativistas seguravam cartazes que estampavam imagens emblemáticas na luta pela democratização da mídia, como a recente invasão nas sedes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, para confiscar uma edição da Folha dos Bancários, jornal da categoria, que traria em suas páginas parte do programa de governo dos três primeiros colocados na campanha a prefeitura em São Paulo.

Para falar sobre o assunto e representar os bancários no ato, a bancária e militante Raquel Kacelnikas, que também falou ao Vermelho.

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho

Confira a íntegra da entrevista: