Deputados debatem papel do Brasil em conflitos do Oriente Médio
A eclosão da chamada Primavera Árabe em 2011, a guerra civil na Síria, as tensões entre Israel e Irã e o surgimento de novas lideranças em países do Oriente Médio e Norte da África são acontecimentos que merecem um olhar mais aguçado do Congresso Nacional, explica a presidenta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) ao anunciar a realização de mesa-redonda “Diálogos Brasil no Mundo: deveres e responsabilidades no Oriente Médio”.
Publicado 15/10/2012 11:49

Segundo ela, autora da proposta para realização da mesa redonda, o objetivo é discutir com especialistas, diplomatas e deputados, as razões estratégicas para o Brasil participar do processo de paz no Oriente Médio, bem como fortalecer as relações bilaterais e multilaterais com os países do Oriente Médio e Norte da África.
A mesa-redonda, que acontece na manhã desta quarta-feira (17), na Câmara dos Deputados, se desenvolverá nos dois períodos. Pela manhã serão debatidos Deveres e responsabilidades do Brasil no Oriente Médio, com a participação de Cesário Melantonio Neto, embaixador Extraordinário para o Oriente Médio, Irã e Turquia, que falará sobre a Política Externa do Brasil para o Oriente Médio; e Hussein Ali Kalout, assessor internacional do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que discorrerá sobre Primavera Árabe e as alterações geopolíticas na região.
Ainda no período da manhã haverá apresentação dos temas As empresas brasileiras no Oriente Médio e o seu contexto geoestratégico, por Thiago de Aragão, consultor e estrategista internacional; e Missão de Paz no Oriente Médio, pelo contra-almirante Luiz Henrique Caroli, primeiro comandante brasileiro da Força Tarefa Marítima (MTF), no Líbano.
No período da tarde, haverá apresentação do tema Os meios de comunicação em zonas de conflito, com participação de Samy Adghirni, chefe do escritório da Folha de São Paulo em Teerã, Irã, que falará sobre O papel do Correspondente Internacional no Oriente Médio; Ari Peixoto, jornalista e ex-correspondente da TV Globo em Israel, que abordará o tema A Liberdade de Expressão e o Conflito Israel-Palestina. Também participa do evento Marcelo Rech, analista internacional e especialista em Defesa, editor do InfoRel, que fará palestra sobre Jornalismo de Paz.
Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Com. Rel. Exteriores