Revista de PC da China elogia política de reforma e abertura

A edição desta terça-feira (16) da Qiushi (Procurando a Verdade), a revista oficial do Partido Comunista da China (PCCh), incluiu um artigo que pede uma aceleração da política de reforma e abertura do país.

Intitulado "Não poupar nenhum esforço para impulsionar a reforma e abertura", o artigo cita o discurso pronunciado em 23 de julho pelo secretário-geral do Comitê Central do PCCh, Hu Jintao. Hu sublinhou a importância da política de construir o socialismo com características chinesas.

Iniciada principalmente pelo falecido líder Deng Xiaoping, a política de reforma e abertura se levou a cabo desde fins da década de 1970. Propiciou o rápido crescimento econômico da China e o desenvolvimento integral durante três décadas.

O artigo diz que a reforma abriu uma nova esfera do Marxismo, con características chinesas e impulsionou o PCCh e o povo a emancipar a mente, buscar a verdade a partir dos fatos e avançar com a época. Também se converteu na dinâmica do desenvolvimento.

A política provocou uma mudança histórica nas relações entre a China e o resto do mundo, promovendo a campanha de modernização socialista do país para adaptar-se à tendência de desenvolvimento global.

"A política de reforma e abertura está de acordo a aspiração comum tanto do partido como do povo e também com a tendência histórica", agrega o artigo.

"Sua direção e caminho são absolutamente corretos e sua efetividade e contribuições nao podem ser negadas. Qualquer paralisia ou regressão encontrará um beco sem saída".

O artigo foi publicado antes do 18º Congresso Nacional do PCCh, que terá início em 8 de novembro, e durante o qual se elegerá uma nova liderança.

O artigo sublinha o período crítico de construção de uma sociedade modestamente acomodada em uma forma generalizada e a etapa crucial de aprofundamento da abertura e a reforma e a transformação da modalidade de desenvolvimento econômico.

Os problemas e conflitos que ocorrem durante esse período só podem ser resolvidos mediante um desenvolvimento científico maior.

Portanto, o artigo prega pela adesão às diretivas, princípios e políticas estabelecidos desde a Terceira Sessão Plenária do 11º Comitê Central do PCCh em 1978, consagrar a reforma e o espírito inovador em cada passo do governo e impulsionar a campanha de reforma e abertura mais consciente e firme.

Fonte: Observatório de la Política China. Tradução de Humberto Alencar