Venezuela condena política expansionista de Israel na Palestina

O embaixador da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU), Jorge Valero, manifestou nesta segunda-feira (15) que o país rechaça a política expansionista de Israel nos territórios da Palestina

De acordo com um boletim de imprensa, Valero expressou durante o debate aberto do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação do Oriente Médio, realizado em Nova York, que a Venezuela "manifesta sua profunda frustração diante da inação deste Conselho frente à política expansionista de Israel, a potência ocupante nos territórios da Palestina".

O diplomata comentou que "esta inação é, como se sabe, produto da ameaça de veto por parte do governo dos Estados Unidos e seus aliados mais próximos".

"Na região do Oriente Médio aumentam a volatilidade e a violência de forma alarmante, o que põe em risco a paz mundial", assinalou.

Valero condenou que alguns membros da ONU se inibam diante das "evidentes ameaças à paz e à segurança internacional que o governo de Israel representa".

"Estas condutas belicistas comprometem a institucionalidade das Nações Unidas, a vigência da Carta das Nações Unidas, e o direito internacional", agregou.

Mercenários na Síria

A autoridade diplomática da Venezuela na ONU disse que na Síria são financiados e armados mercenários e terroristas, com vistas a derrocar o governo desse país e assinalou que "nesse contexto, morrem milhares de civis inocentes e se aprofunda a desestabilização no Oriente Médio".

"Nesta região pretende-se colocar no poder governos que sejam dóceis às potências imperiais e que não ofereçam nenhum tipo de resistência à elite político-militar de Israel, a potência ocupante", manifestou.

O embaixador acrescentou que o governo venezuelano alertou sobre as graves consequências de armar os grupos mercenários terroristas para tentar derrubar o governo da Síria.

Agência Venezuelana de Notícias