Em debate, Edmilson reafirma mudança para Belém

Em debate realizado pela RBA TV, nesta quinta-feira (18), o primeiro debate entre os candidatos que disputam o segundo turno à prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues do PSol e Zenaldo Coutinho do PSDB se enfrentaram ao longo de quatro blocos.

Foram quase duas horas de acaloradas perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Foi um misto de propostas, especialmente para as áreas de saúde, educação, saneamento, trânsito e segurança pública.

Os candidatos chegaram à sede da RBATV com quase uma hora de antecedência.

Acompanhados por assessores e profissionais de comunicação, eles foram colocados em salas separadas e aproveitaram para os últimos ajustes nas perguntas antes do debate.

Com tranquilidade, Edmilson sinalizou ao seu oponente que o momento era de proposição e não de briga. Nervoso, o tucano respondeu dizendo que esta era sua maneira de apresentar as propostas.

Urbanização e saneamento

Edmilson falou sobre os avanços neste setor tão esquecido ao longo das gestões anteriores. “Infelizmente são milhões sem água e esgoto em Belém. A Saebe, criada no meu governo, buscou justamente sanar estas questões”.

Emprego e trânsito

Sobre emprego, Edmilson afirmou que irá recriar o banco do povo e gerar microempregos e trabalho para cooperativas.

Ao falar sobre o trânsito, Edmilson diz que já estão em andamento os projetos das rodovias Almirante Barroso e a nova Perimetral e questionou o candidato tucano se está nos seus planos a ampliação da João Paulo II e da Avenida Independência, além de concluir o BRT.

Saúde

Outro assunto abordado pelos candidatos foi a questão da saúde. O candidato Edmilson falou para Zenaldo que a saúde está um caos e quer os projetos instalados como o "Família Saudável" não atendem a quem precisava.

O candidato do PSOL enfatizou que, atualmente, o setor vive um drama e sua primeira medida, a partir de 1° de janeiro de 2013, será buscar os recursos que já estão no Ministério da Saúde para a construção de quatro UPAs. Disse, ainda, que vai ampliar e retomar o programa Família Saudável e contratar mais de 50 médicos para hospitais e postos de saúde da cidade.

Segurança

O candidato Edmilson apontou os problemas da segurança em Belém e perguntou que nota Zenaldo atribuía para a segurança, como resposta o candidato afirmou que cabe a todos independente de partido, 'encontrar' soluções para que a cidade e a população saia ganhando. E o candidato ainda afirma que o aumento do efetivo na Gurga Municipal seja uma forma de contornar a situação.

Com informações DiarioOnline