Luis Beaton: Violência continua na Síria

Na Síria registrou-se  violentos conflitos, nesta sexta-feira (19), em províncias do norte do país, centro da ofensiva das forças governamentais contra grupos armados com forte componente de mercenários estrangeiros.

Por Luis Beaton, na Prensa Latina

Os combates estão intensos em Alepo, Idleb e Hama, lugares onde as forças governamentais causaram muitas mortes e destruiu transportes blindados de insurgentes e logística bélica. 
Em Alepo, os enfrentamentos não ocorrem em toda a cidade, mas em áreas isoladas onde ainda reporta-se a presença de rebeldes e em áreas rurais desta província, fronteiriça com a Turquia.


Leia também:

Turquia mentiu para responsabilizar a Síria por morte de civis

Próximo da pastelaria al-Zura, no bairro de al-Sakhourn, na última quinta-feira (18), foram destruídos quatro veículos com metralhadoras e mortos vários pessoas armadas
Nos arredores da rotatória de al-Shaar e na zona de al-Salehin morreram vários rebeldes, cinco deles armados com lança-misseis RPG, enquanto os veículos, um artilhado, ficaram fora do combate próximo de um asilo em Bustan al-Basha, segundo informou de fontes militares.

A agência síria de notícias SANA informou dos combates na Brad, nos arredores da rotunda de de Qadi Askar, onde o Exército aniquilou um número indeterminado de insurgentes e sestruiu três veículos com metralhadores e um transporte.

Na capital desta província, situada a 350 quilômetros de Damasco, durante uma operação contra um refugio insurgente em Khan al-Asal, as unidades governamentais ocuparam abundantes apetrechos bélicos, incluídos 20 metralhadores, fuzis, RPG e meios de comunicação, destacou a SANA.

Numa província de Idleb, 320 quilômetros ao norte de Damasco, e onde se reporta uma forte presença dos insurgentes e mercenários infiltrados na Turquia, ocorreram fortes enfrentamentos e a explosões na cidade, que deixou um morto e um ferido.

Na zona rural de al Maaret al-Numaan, a oeste de Idleb, o Exercito desenvolve operações com a participação das forças combinadas na que participa a aviação, segundo informações não confirmadas.

De acordo com a SANA, forças governamentais golpearam os redutos dos grupos em áreas de Maarshumarin e Maaret Hutat, a oeste da província, destruindo armas pesadas, morteiros e quatro veículos blindados com metralhadores

Em Hama, a 209 quilômetros ao norte de Damasco, também ocorreram choques de envergadura, com reportes de dezenas de mortes e ocupação de armamentos.