Eleições: Candidatos assinam termo de compromisso com a saúde

O Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) recebeu os candidatos à prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT), na última quinta-feira (18), Dia do Médico, no auditório da entidade. Na ocasião, relataram, durante 15 minutos, suas propostas para melhorias na saúde na capital e assinaram um termo de compromisso com os médicos.

Segundo o presidente do sindicato, José Maria Pontes, os médicos e as entidades irão cobrar o prefeito eleito no curso do mandato, caso não estiver cumprindo o compromisso assumido. Para José Maria, o ato não se trata de reivindicações apenas para a melhoria da categoria, mas para a melhoria da saúde pública no município.

Cada candidato teve 15 minutos para expor suas propostas de governo para melhorar os problemas da saúde pública. Por ordem de sorteio, o primeiro a falar foi o candidato do PSB, Roberto Cláudio e o segundo foi o candidato do PT, Elmano de Freitas. Ao final do bate-papo, os candidatos assinaram um documento com os seguintes itens:

– Realização de concurso público, com vínculo estatutário, para médicos e demais profissionais de saúde.
– Recuperação da estrutura física e das condições de trabalho da rede municipal de saúde.
– Eliminação da terceirização X precarização dos médicos e demais profissionais de saúde na rede municipal.
– Ampliação da cobertura do PSF
– Integração no planejamento e nas ações de saúde entre Estado e Município de Fortaleza.
– Ampliação e melhoria da resolutividade da rede de hospitais secundários do município.
– Revisão e cumprimento do Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS) dos médicos, implantação ágil das gratificações e recuperação salarial desta categoria.
– Não privatização da saúde pública municipal através de Organizações Sociais (OS), Fundações, Organização da Sociedade Civil de Direito Público (OSCIP), Empresa Brasileira de Serviço Hospitalares (EBSERH) e outras.
– Otimização e ampliação nos horários de atendimento nos Postos de Saúde.

Os candidatos parabenizaram os médicos presentes no encontro e agradeceram pela oportunidade de falar sobre seus planos de governo. Estiveram presentes as entidades médicas representadas pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará e Associação Médica Cearense, além de muitos veículos da imprensa cearense.

Fonte: Simec