Inácio apoia reivindicações de médicos ao Ministério da Saúde

O Dia do Médico, comemorado na última quinta-feira (18) foi tema de pronunciamento do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Além de congratular os profissionais pela data, o senador lembrou as dificuldades enfrentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os problemas foram elencados em carta de entidades representativas dos médicos enviada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“É um sistema que atende a milhões e milhões de brasileiros e que passa por muita dificuldade”, lamentou. Inácio Arruda lembrou que, apesar de estados e municípios terem percentuais mínimos de aplicação na área de saúde definidos por lei, a União não tem a mesma obrigação. O financiamento da saúde é um dos temas da Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil, documento que também foi entregue ao ministro pelas entidades médicas.

“Hoje, há uma luta nacional para que alcancemos os 10% da renda bruta da União para ações e serviços públicos de saúde”, afirmou. O documento também aborda a política de gestão do trabalho na saúde, para valorizar os profissionais e acabar com a chamada precarização, com a contratação de terceirizados. Para o senador, é preciso garantir uma carreira e vencimentos adequados aos profissionais.

O problema dos planos de saúde também faz parte da agenda estratégica. Os médicos reivindicam aumento nos valores pagos pelos planos, que consideram degradantes para os profissionais. A questão da regulação do setor privado, pela Agência Nacional de Saúde, também foi lembrada pelo senador.

– Devemos chamar a atenção, porque se trata da saúde de milhões de brasileiros, que, além de contribuir para o governo federal com seus tributos, com seus impostos aos estados e municípios, ainda pagam, adicionalmente, um plano de saúde e não estão sendo atendidos de forma adequada – criticou o senador. Inácio Arruda entende que o Senado tem a responsabilidade de acompanhar as reivindicações dos médicos.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)