Prefeitura de Crateús intensifica ações de combate às drogas

Aconteceu no Teatro Municipal Rosa Moraes, na última sexta-feira (19/10), uma palestra de sensibilização, que teve como objetivo socializar o grupo de Agente Comunitários de Saúde (ACS’s) do município a proposta de intensificação das ações de combate e controle às drogas. A proposta de efetivação das ações é do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Crateús (COMPDC), através da Secretaria Municipal da Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O conselho é formado por diversos segmentos incluindo o governamental, seguranças e sociedade civil, efetivado por uma lei municipal que fundamenta os princípios das ações a serem desenvolvidas no plano para ser desenvolvido dentro do programa.

Para o presidente do Conselho, Andrade da Guarda Municipal, a ideia é a partir de janeiro de 2013 efetivar o plano municipal com todas as temáticas a serem trabalhadas: prevenção (trabalho pedagógico e educativo que será desenvolvido pela educação); repressão (desenvolver todos os setores da área da segurança pública); tratamento (a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, através de palestras, disponibilidade de leitos e medicamentos); reinserção (a cargo da Secretaria da Assistência Social, apresentando a oportunidade do convívio familiar). Já a parceria com a sociedade civil seria na busca do emprego junto aos empresários.

O próximo encontro será na próxima sexta-feira (26/10), no mesmo local e horário com as mais de 100 ACS’s do interior. No encontro anterior foi sugerida a inserção dos Agentes de Endemias nas ações do programa.

Fonte: Prefeitura de Crateús