Em comício, Dilma apoia Vanessa à Prefeitura de Manaus

“Não posso governar sozinha de Brasília e eu confio em Vanessa para ser prefeita de Manaus”, disse Dilma. O primeiro comício da presidenta Dilma Rousseff na capital amazonense foi por um motivo mais que especial: firmar seu apoio irrestrito à candidatura de Vanessa à Prefeitura de Manaus.

Foram mais de 40 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, vibrando e lotando o espaço reservado para o comício, no Igarapé do Passarinho, zona norte da capital. Sob o som do forró Eu quero Vanessa prefeita, Dilma entrou cantando no palco com Vanessa, o candidato a vice Vital Melo, o governador Omar Aziz, o senador Eduardo Braga, as ministras Ideli Salvati e Helena Chagas, o deputado federal Sabino Castelo Branco e o secretário estadual de Produção, Eron Bezerra. No palco, deputados estaduais, prefeitos e vereadores eleitos prestigiaram o comício.

Veja na TV Vermelho:
Vanessa desafia Arthur; sem resposta tucano fica de bico calado

Dilma disse que estava feliz naquele palco por estar com seu time. “E esse meu time agora tem uma mulher. Porque não dá para governar sozinha de Brasília, preciso de alguém em quem eu possa confiar, e eu posso confiar na Vanessa. É como na casa da gente, que a gente precisa de uma pessoa para repartir como as coisas que devem ser feitas. E Vanessa representa para mim um momento especial desta eleição porque parece muito com a minha eleição: foram levantadas mentiras, calúnias, inventaram coisas a meu respeito. Mas aí minha gratidão por Amazonas e por Manaus é porquê? Porque quem enterrou as mentiras que fizeram contra mim foram os votos dos amazonenses e manauaras”, disse a presidenta. “Comigo aconteceu isso: uma avalanche de mentiras. Só teve um jeito com as mentiras: o voto popular enterra mentiras. Com Vanessa, essas mentiras vão ser enterradas por vocês.”

A presidenta desmentiu um dos maiores boatos sobre Vanessa: “Cheguei aqui em Manaus e levei um susto. Os adversários disseram que Vanessa votou contra o salário mínimo. Mentira. Vocês sabem quem votou contra, sabem o partido de quem votou contra”, defendeu. “Isso tudo é uma conversa fiada e ninguém está sozinho nessa história. Quem está nessa (de inventar mentiras) é quem foi sempre contra a Zona Franca de Manaus e nosso time sempre foi a favor”.

Dilma pediu voto para Vanessa destacando que a candidata à Prefeitura é sua parceira. “É minha parceira porque dividimos esse sentimento que só vale a pena ser presidenta da República, ser governadora e ser prefeita se for para transformar, melhorar e dar oportunidade a todos aqui.”

Para a presidenta, 50% da população é de mulheres e o restante são “os filhos dessas mulheres”. “Então temos todo mundo na mesma casa. E nosso país tem de crescer e mudar: as mulheres podem sim ser prefeitas, governadoras, presidentas e exercer todas as profissões que a gente quiser exercer. Vanessa neste momento representa um passo adiante e um passo certo. Este mito de que mulher não sabe mandar foi enterrado na eleição de 2010.”

A presidenta esclareceu que há dinheiro disponibilizado para creches desde o início de seu governo. “E por que que eles não pegam esse dinheiro aqui em Manaus? É porque não é o projeto deles, porque as crianças entre 0 e 3 anos formam sua capacidade de aprender no futuro, por isso se a gente quer atacar a questão pela raiz tem de dar creche de alta qualidade”, disse. “Por isso é tão importante a escolha de quem dirige a cidade. Nós não perseguimos ninguém, mas claro que meus parceiros vão ter muito mais condições de aproveitar o que oferecemos.”

“Muito obrigada por sua presença, presidenta. Sua presença aqui é muito importante não só para mim, mas para todos nós que estamos aqui”, disse Vanessa. “Muitas coisas que a gente é obrigada a falar nesta campanha me envergonham, como dizer que nossa cidade tem o maior rio do planeta e não tem água encanada para boa parte da população? E não tem por irresponsabilidade desta administração e é esta realidade que nós temos de mudar”, disse Vanessa, emocionada. “Aqui nós temos o exército do bem para fazer a virada mais bonita que este estado já viu.”

O tom dos discursos foi o mesmo da população. “Vamos virar esse jogo porque pesquisa não elege ninguém e sim nós, o povo, que vamos às urnas sabendo exatamente quem é que sempre lutou pela cidade e pela Zona Franca e quem destruiu nossa cidade nos últimos anos e estão todos juntos do outro lado”, disse o mototaxista Roberval Souza Júnior, de 37 anos. “Vanessa será nosso orgulho, como mulher, a primeira prefeita e a melhor prefeita que Manaus já teve”, disse a dona de casa Laura de Souza, de 51 anos.

Em sua fala, Sabino destacou que os cinco prefeitos que destruíram Manaus estão juntos do outro lado. “Não podemos mais sofrer quatro anos, porque por trás do Arthur está o Amazonino que destruiu Manaus; Vanessa vai resgatar esse atraso de nossa cidade.” Já o senador Eduardo Braga lembrou que Dilma estava em Manaus pela primeira vez por causa de Vanessa e será assim durante toda a sua administração na Prefeitura de Manaus. “O amazonense, presidenta, sabe ser grato e vai mostrar isso nas urnas. E sabe a diferença entre nós e eles, que sempre estiveram do outro lado. A senhora, presidenta, resgatou dívidas eternas, com a prorrogação da Zona Franca de Manaus e aqui estaremos continuando este projeto para o Amazonas e para Manaus”, disse o senador.

“Em campanhas passadas fui injuriado e o povo deu uma resposta a tudo isso nas ruas. E peço a ajuda especialmente às mulheres manauaras para esse apoio, porque deste lado há projeto de governo e do outro foram só ataques. Poucas vezes vi uma pessoa ser atacada e difamada assim. Eu conheço Vanessa há 30 anos, sei que você é uma boa mãe, uma pessoa ética e sempre defendeu nosso estado”, destacou o governador Omar. “Isso que ouvimos sobre Vanessa não é política, é baixaria e peço àqueles que têm fé em Deus que não permitam isto e deem uma resposta nas urnas.”

Da sucursal no Amazonas