Quase 1.000 custodiados serão qualificados na Bahia

Nesta terça-feira (23/10), foi lançado o Programa Qualifica Bahia – Ressocialização, que vai qualificar profissionalmente de 980 custodiados do Sistema Prisional do estado. O evento aconteceu na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação para a realização do programa entre a Setre e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Os cursos têm início no próximo dia 29 e acontecem em 19 unidades prisionais da Bahia, localizadas nas cidades de Valença, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Salvador, Lauro de Freitas, Serrinha, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista.

Com investimento de R$ 1,1 milhão do Governo do Estado, o programa vai ofertar cursos de pedreiro, encanador, eletricista predial, pintor, azulejista, confeiteiro, artesanato, cabeleireiro, jardineiro, corte e costura, e de doces e compotas.

Para o secretário da Setre, Nilton Vasconcelos, o Programa vai atender um número significativo de custodiados. “Vamos atender 980 pessoas, o que significa 10% de todo o sistema prisional do estado, que atualmente conta com 10 mil pessoas.” pontua.

De acordo com o titular da Seap, Nestor Duarte, com a qualificação o sistema prisional baiano vai contar com 50% da sua população em algum tipo de atividade educacional ou laboral. “A estatística aponta que 75% dos internos que são soltos retornam para o sistema, cometendo novos delitos. A intenção da ressocialização é possibilitar que eles tenham uma vida digna após o seu retorno à sociedade”.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre