Defesa Civil e Marinha desativam Pier no Lago Sul
Três semanas após a Defesa Civil interditar e determinar a demolição de um píer na Península dos Ministros, devido à má conservação e deterioração de bases e colunas de sustentação, a estrutura de concreto finalmente foi posta abaixo.
Publicado 26/10/2012 08:54 | Editado 04/03/2020 16:40
Responsável pela operação, o 7º Comando do Distrito Naval também deverá promover a revitalização de ancoradouros remanescentes, que apresentam desgastes físicos e risco aos frequentadores.
Apesar da demolição de um dos píeres do espaço, não haverá a substituição da estrutura. Há cerca de um mês, quando a Defesa Civil notificou a Administração Regional do Lago Sul e, posteriormente, decretou a interdição do ancoradouro, a administração anunciou que não haveria necessidade de construir outro píer na Península dos Ministros, uma vez que a área dispõe de edificações similares. Todas as estruturas de concreto presentes na área foram erguidas há cerca de 30 anos e apresentam desgates naturais, além de marcas de vandalismo, como barras de aço entortadas e pichações.
Embora tenha sido construído há décadas, o parque da Península dos Ministros foi fundado apenas em 2003, por meio de um decreto. O espaço ocupa uma área de 24 hectares na QL 12 do Lago Sul. Além de uma orla extensa, frequentadores também dispõem de ciclovia de 1,6 quilômetros, píeres para ancorar embarcações e área verde.