Incêndio causa blecaute e atinge Regiões Nordeste e Norte

Um apagão elétrico entre a noite desta quinta-feira (25) e as primeiras horas da madrugada de hoje (26), atingiu todas as cidades do Ceará, juntamente com os demais estados do Nordeste, além de parte da região Norte. Um incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA), na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste, teria sido a causa do blecaute.

O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse hoje (26) que uma equipe de técnicos foi enviada para as subestações onde ocorreram o problema para avaliar melhor as causas do incêndio. Informações iniciais dão conta de que o apagão foi provocado por falhas nos dois locais. Zimmermann avaliou que as ocorrências em série de desabastecimento de energia “não são normais”. O ministro acrescentou ainda que o sistema elétrico brasileiro é um dos maiores do mundo, mas tem registrado “diminuição de confiabilidade”.

No Ceará

No Estado, o apagão durou mais de quatro horas e prejudicou serviços. Em Fortaleza, após a normalização na transmissão de energia, cerca de 70 semáforos estavam sem funcionar, o que causou transtornos no trânsito. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), a previsão é que todo o sistema seja normalizado até o meio-dia. O Aeroporto Internacional Pinto Martins também foi afetado com pane no sistema de check-in de empresas aéreas, com o atendimento aos passageiros sendo feito de forma manual.

Ainda em Fortaleza, segundo informações do Corpo de Bombeiros, diversos chamados foram registrados durante a noite por pessoas presas em elevadores, problemas com portões elétricos e incêndios.

Saiba mais

A Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) confirmou o problema no sistema interligado nacional que afetou todo o Nordeste.

É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional um problema nas interligações Sudeste – Norte e Sudeste – Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

Além do Ceará, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e parte do Pará e do Tocantins foram afetados.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações de agências de notícias)