Assis ouve demandas da enfermagem em abertura de congresso 

Único parlamentar federal presente na abertura do 64º Congresso Nacional de Enfermagem na manhã desta segunda-feira, na PUC-RS, o deputado Assis Melo (PCdoB-RS) ouviu as demandas da categoria, que queixa-se de precarização das relações de trabalho, jornada extensiva e de baixos salários. O comunista reafirmou os compromissos com as lutas da categoria que têm assumido em Brasília

Assis Melo - Maurício Concatto/Divulgação

Assis participou do encontro, que vai até 1º de novembro, a convite da organização e da deputada estadual do Rio de Janeiro Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ). A abertura contou com a participação de mais de três mil pessoas, entre profissionais e acadêmicos dos cursos de Enfermagem.

Os representantes de entidades de classe, como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen), em reunião com o deputado após a abertura oficial, pediram atenção de Assis para os projetos que tratam da jornada de 30 horas e salário compatível com a função, bem como o fortalecimento da categoria, que trava outras lutas para a regulamentação de escolas de formação na área de enfermagem no ensino técnico.

Assis resgatou os movimentos e ações desenvolvidos por ele no Congresso Nacional para colocar em pauta as reivindicações da categoria.

“Na Comissão do Trabalho, fui relator do projeto que prevê 30 horas semanais e do estabelecimento do piso nacional da categoria, emitindo parecer favorável”, recordou, comprometendo-se a prosseguir não só neste debate, mas também buscando informações sobre outros projetos em tramitação na Câmara dos Deputados, repassados pelas lideranças.

Além da enfermeira Rejane, que integra o Fórum Nacional 30 Horas Já, Assis reuniu-se com o presidente do Coren RS, enfermeiro Ricardo Rivero, e a presidente do Cofen, Dra. Márcia Krempel, entre outras lideranças e conselheiros.

Para o Vermelho, 
Roberto Carlos Dias