Chico Lopes cobra dos bancos explicações sobre tarifas altas 

O deputado Chico Lopes (CE) anunciou que a Subcomissão Especial da Câmara dos deputados, criada para tratar das tarifas e taxas bancárias, ouvirá em audiência pública os representantes dos bancos que cobram tarifas abusivas, em especial os reajustes aplicados nos últimos meses. Presidente da subcomissão, Lopes ressalta que, segundo notícias veiculadas pela mídia nacional, a tarifa bancária subiu mais de 400% nos últimos oito meses. 

Foi aprovado, nesta terça-feira (30), requerimento convidando para o debate os representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander, HSBC, Safra e o dr. Luiz Mario Moutinho, juiz de defesa do consumidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (PE).

O deputado lembra que apenas a renovação de cadastro teve aumento, em um dos bancos pesquisados, de 433%. Segundo ele, outras tarifas extintas foram incorporadas à tarifa de cadastro, com prejuízo para o consumidor.

“Apesar dos avanços que conquistamos sobre a regulamentação das tarifas, coibindo a criação de novas cobranças, os bancos seguem aumentando as tarifas, prejudicando o consumidor, que fica sem condições de comparar tarifas entre os diferentes bancos”, ressalta.

Para o deputado, o tema ganha ainda mais relevância após o esforço da redução da taxa de juros pelo governo federal. “Os bancos anunciaram que também estão diminuindo os juros para seus clientes. Mas, ao mesmo tempo, aproveitam para aumentar tarifas, para não deixar de lucrar. Assim, o consumidor acaba tendo um benefício de um lado, mas perdendo de outro”, enfatiza.

Ele garante que serão investigados todos os artifícios de estabelecimento de tarifas e cobradas soluções. “Queremos respeito à lei e ao consumidor, que tem direito a mais transparência e clareza quanto às tarifas. Inclusive para facilitar a comparação entre as tarifas de banco para banco”, observou.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes