Dezesseis reatores nucleares no caminho do furacão Sandy

A agência Reuters informou na sexta-feira passada que há 16 reatores nucleares no caminho previsto do furacão Sandy e a Comissão Reguladora Nuclear informa nesta quarta (31) que está enviando inspetores adicionais para assegurar uma "supervisão reforçada" em oito reatores.

São eles: Calvert Cliffs, em Lusby, Maryland; Salem e Hope Creek, em Hancocks Bridge, Nova Jersey; Oyster Creek em Lacey Township, NJ, Peach Bottom, em Delta, Pensilvânia; Three Mile Island 1, em Middletown, Pensilvânia; Susquehanna, em Salem Township, Pensilvânia; Indian Point, em Buchanan, Nova York; e Millstone em Waterford, Connecticut.

De acordo com um ex-executivo da indústria de energia nuclear, a usina Oyster Creek poderia ser a maior causa de preocupação.

Falando ao Democracy Now! na segunda-feira, Arnie Gundersen disse: "Oyster Creek tem o mesmo design, mas é ainda mais antiga do que a unidade 1 de Fukushima Daiichi. Agora, está parada para reabastecimento de combustível. Isso significa que todo o combustível nuclear não está no reator nuclear, mas, na piscina de combustível usado. E nessa condição, não há energia de reserva para as piscinas de combustível usado. Portanto, se Oyster Creek perder o abastecimento externo de electricidade, não haveria nenhuma fonte de alimentação externa para as piscinas de combustível usado. Então, se Oyster Creek perder sua fonte de alimentação externa e, sinceramente, é realmente possível, não haveroa modo de esfriar o combustível nuclear que se encontra na piscina de combustível, até que se restabeleça a eletricidade".

De acordo com Gundersen, que tem 40 anos de experiência em engenharia de energia nuclear: "A lição mais importante a ser aprendida com Fukushima Daiichi e a mudança climática, e especialmente no caso do furacão Sandy, é que não se pode esperar para esfriar essas piscinas se abastecimento."

Oyster Creek não é a única usina de energia nuclear no caminho de Sandy com o mesmo design da usina de Fukushima, diz Gar Smith, co-fundador da organização Ecologistas contra a Guerra e editor emérito Earth Island Journal.

"Particularmente preocupantes são os vários reatores GE Mark 1 , que compartilham os mesmos defeitos de desenho que os três reatores construídos pela General Electric que perderam energia, sofreram fusões e explodiram em Fukushima, no Japão", escreve Smith.

"Os oito reatores ao estilo de Fukushima localizados no caminho de Sandy são: Fitzpatrick (Nova York), Hope Creek (Nova Jersey), Nine Mile Point 1 (Nova York), Oyster Creek (Nova Jersey), Peach Bottom 1 & 2 (Pensilvânia), Pilgrim (Massachusetts), e Vermont Yankee (Vermont)", completa.

Fonte: Rebelión