Ex-militar denuncia apoio da Turquia a grupos armados sírios

O governo do premiê turco, Recep Tayyib Erdogan, oferece apoio com armas e dinheiro aos grupos armados para se infiltrarem na Síria e perpetrarem massacres contra o povo, denunciou nesta quarta (31) um desertor desses grupos.

O tenente Hussein Khalifa, um dos oficiais que desertou de seu posto no Ministério do Interior e depois regressou ao país, declarou à televisão local que voltou à sua pátria porque se sentia culpado e envergonhado de sua atitude.

Ele indicou que trabalhava na região de Al-Thawra e que ali descobriu que o general de brigada Adib al-Shalaf, diretor da instituição em Al-Thawara, conspirava com os terroristas para fugir do país pela Turquia.

O militar assinalou que, residindo a cerca de 20 quilômetros de Antioquia (Antakya), entendeu que os grupos armados acreditam nos takfiris (extremistas islâmicos) e dependem de decisões que provêm dos países do Golfo.

"Os sírios nos acampamentos turcos sofrem de humilhação, vergonha, e são tratados de maneira desumana", disse.

Khalifa expôs, também, que as pressões psicológicas e as guerras de rumores são uma prática nas zonas turcas contra os oficiais desertores sírios, para os assustar e evitar que voltem ao seu país.

Fonte: Prensa Latina