Representantes do Sindsaúde cobram envio de mensagem do governo

Dirigentes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde), representando agentes de saúde e servidores de nível médio da saúde do Estado, estiveram na manhã desta quarta-feira (31/10) na Assembleia Legislativa do Ceará.

A reunião foi solicitada pelo sindicato ao presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Casa, deputado estadual Lula Morais (PCdoB) e teve como objetivo garantir o envio das mensagens do governo que tratam do PCCS da categoria e de outras reivindicações, até o dia 30 de novembro. Os sindicalistas foram recebidos pelo relator do orçamento de 2013 e também líder do governo na AL, deputado Sérgio Aguiar (PSB).

Segundo a presidente do Sindisaúde, Teresa Neuma, os trabalhadores da saúde fizeram uma greve em agosto deste ano, durante 45 dias, e só interromperam o movimento devido ao comprometimento do governador Cid Gomes em enviar à Assembleia Legislativa as mensagens que atendem as reivindicações da categoria em novembro para ser sancionada ainda este ano e vigorar a partir de janeiro de 2013. “Por isso estamos aqui, com a finalidade de solicitar a mediação dos deputados neste processo”, afirmou a sindicalista.

De acordo com a secretária geral do sindicato, Marta Brandão, foram muitos anos de luta e os trabalhadores estão com grande expectativa para a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários; adicional de insalubridade para agentes comunitários; extensão da Licença Maternidade das agentes de saúde para seis meses; extensão da gratificação de atividades de plantão nos finais de semana. “São reivindicações justas e que melhoram as condições de trabalho dessas pessoas que são fundamentais para a qualidade da saúde pública básica”, defendeu.

Marta Brandão também solicitou que seja definido para a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) o percentual destinado ao PCCS da saúde para que a proposta seja apresentada e encaminhada à Assembleia o mais rápido possível. “Nesta quinta-feira, 1º de novembro, estaremos reunidos com representantes da Seplag para cobrar a garantia do calendário estabelecido pelo governador”, disse.

O deputado Sérgio Aguiar disse que todos os compromissos do governo do estado serão mantidos e que os deputados estão comprometidos em agilizar a tramitação na Assembleia. “Os trabalhadores da saúde podem ficar tranquilos que todos os prazos serão cumpridos e estou falando como líder do governo e relator do orçamento de 2013”, ressaltou. Sérgio Aguiar foi designado relator do orçamento pelo presidente da comissão, deputado Lula Morais.

Também participaram da reunião os sindicalistas Josenias Gomes e Maria da Penha Mesquita, representantes do Sindicado dos Trabalhadores do Asseio e Conservação, além de representação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB-CE)