Paraguai: Franco diz que não permitirá candidatura de Lugo

O atual presidente do Paraguai anunciou neste sábado (3) que não permitirá uma nova candidatura do líder das esquerdas, Fernando Lugo. Em uma conferência na cidade de Caacupé, Federico Franco alegou que a única coisa que seu antecessor pretende é "manchar” os comícios das eleições de setembro de 2013.

Fernando Lugo

A advertência surge como uma resposta de Franco ao anúncio de que Lugo pretende recuperar a Presidência do país por vias democráticas no ano que vem. Embora não haja nenhuma candidatura oficial, Franco já argumenta que "respeitará a Constituição e as leis" e que, segundo esse raciocínio, impugnará qualquer chapa liderada por Lugo.

Em sua visão, o presidente deposto conspira para que sua candidatura seja impugnada e a Unasul não reconheça os resultados das eleições. Por essa razão, o presidente também deixou claro que não permitirá a entrada dos observadores do organismo. A seu ver, a Unasul não é neutra e é controlada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez e sua ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos de nossa América).

Fernando Lugo foi deposto do poder após uma crise política originada pelo confronto entre policiais e líderes campesinos em meados de junho, na região norte do país. Após uma chacina, o PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico), de Franco, rompeu sua coalizão com Lugo e se associou ao conservador Partido Colorado. O presidente foi obrigado a deixar o poder após um processo de impeachment de 48 horas

Com informações do portal Opera Mundi