Protógenes quer debater solução para crise da segurança em SP 

O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) requereu à Comissão de Segurança Pública da Câmara a realização de audiência pública para debater a crise da segurança pública em São Paulo, que já matou quase cem policiais. “Queremos o aprofundamento da discussão para buscar uma solução eficaz que ponha fim à crise da segurança pública no estado de São Paulo”, afirmou o deputado.

Para o deputado, é preciso analisar os dados da crise da segurança pública, assim como discutir os planos e metas emergenciais para conter a onda de violência no estado.

O Delegado Protógenes lembra que, pelos dados apresentados pelos jornais de grande circulação, mais de 90 policiais foram mortos desde o início do ano, sem contar com os civis mortos ao longo da crise.

O parlamentar quer ouvir na audiência – que ainda não tem data marcada – o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para esclarecer a demora do Governo de São Paulo em aceitar parceria com o Governo Federal – proposta desde meados do ano – para sustar os ataques frequentes a policiais e cidadãos paulistas.

E sugere ainda a participação do secretário de Segurança Pública de São Paulo, do comandante-geral da Polícia Militar paulista e o diretor-geral da Polícia Civil daquele estado, além de representantes da Polícia Federal.

Neste final de semana, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aceitou a ajuda do deputado, delegado licenciado da Polícia Federal, para ajudar no Plano Integrado de Segurança Pública para São Paulo.

“O acordo entre a esfera estadual e federal demonstra a humildade em reconhecer a realidade e notícias sobre a escalada de violência em São Paulo”, ressaltou o Deputado Protógenes, anunciando que o governo paulista aceitou a ajuda da presidenta Dilma Roussef para combater a escalada de violência no estado.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Delegado Protógenes