I Encontro de Cultura Negra acontece em Salvador e Santo Amaro

Entre os dias 08 e 12 de novembro, Salvador e Santo Amaro da Purificação sediam o I Encontro das Culturas Negras. A iniciativa pretende difundir as diversas manifestações das culturas da diáspora africana e dar início à “Década Afro Descendente”, tornando-se um grande encontro anual das culturas negras existentes no Brasil, nas Américas e no mundo.

A solenidade de abertura acontece na quinta-feira (08/11), às 18h, no Forte da Capoeira, Largo Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho. Na ocasião, estarão presentes o governador Jaques Wagner, o secretário Estadual da Cultura, Albino Rubim, representantes dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, da Fundação Palmares, das Secretarias Nacional e Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, além de Taata Anselmo Santos Minatojy, do Terreiro Mokambo, do presidente o Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos Vovô, e do Mestre Nenel.

Realizado pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult-BA),o encontro vai reunir criadores, artistas, intelectuais, profissionais da cultura, gestores culturais, pesquisadores, parlamentares, lideranças e representações do movimento cultural negro.

De acordo com o secretário Estadual da Cultura, Albino Rubim, “o encontro nasce a partir da constatação de que temos uma cultura afrobaiana muito forte e muito potente, que marca a cultura da Bahia. Por isso, precisamos fazer com que a Bahia seja cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente como um lugar de referência dessa cultura.” Ainda segundo Rubim, a intenção é que Bahia seja considerada uma espécie de ‘encruzilhada’ das culturas negras que existem no mundo, oferecendo uma referência das mesmas no estado.

O secretário afirma que a ideia é trazer pessoas que têm haver com o universo das culturas negras do mundo inteiro e proporcionar um diálogo no estado. “Nós estamos trazendo representantes da cultura negra do Amapá, Rio Grande do Sul, Paraíba e Minas Gerais, além de pessoas de outros países como Estados Unidos, Trinidad e Tobago, Colômbia e Uruguai. Nosso objetivo é tornar a Bahia o local de encontro das culturas negras do mundo, que é um fenômeno fundamental no mundo contemporâneo.”


Programação

A programação do I Encontro de Cultura Negra contará com mesas redondas sobre Culturas Negras no mundo contemporâneo e no Brasil, Carnavais negros nas Américas e Diversidades das Culturas Negras na Bahia.

Está previsto ainda a realização de plenárias sobre Redes de intercambio e cooperação e Estudos sobre culturas negras, e as oficinas Comunicação para projetos digitais e Videoconferência afrocontemporânea. As atividades do encontro se integram às celebrações do Novembro Negro na Bahia, que reúne ações para preservar a memória e consciência negra.

Em Salvador, as ações acontecerão ainda na Faculdade de Medicina da Bahia, praças e largos do Pelourinho e na Escola de Dança da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia). Já em Santo Amaro, cidade localizada no Recôncavo Baiano, as iniciativas se realizarão no Teatro Dona Canô. A programação é gratuita e aberta ao público. O credenciamento acontece no local dos eventos, uma hora do começo das atividades.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro