No dia do pleito, Obama e Romney seguem empatados nas pesquisas

A luta pela Casa Branca entre o presidente estadunidense, Barack Obama, e seu rival republicano, Mitt Romney, será definida nesta terça (6) nas urnas, depois de uma disputa tão acirrada que deixou pouco espaço para projeções concretas.

Pesquisa divulgadas antes da jornada eleitoral mostram ambos os candidatos igualados em intenção de votos nacionalmente, com maiores vantagens apenas naqueles estados onde seus partidos estão garantidos.

Leia também:
O antidemocrático sistema eleitoral dos Estados Unidos

Uma pesquisa do canal de televisão CNN outorgou 49% a cada candidato, já o estudo conjunto da empresa Politico e a universidade George Washington mostra ambos empatados com 48 pontos.

Estudos de outros meios jornalísticos como a NBC News, The Wall Street Journal, ABC e The Washington Post destacam uma brecha de apenas um ponto a favor de Obama, ainda que apontem pela primeira vez um empate de 46% entre os votantes independentes, que não estão registrados como republicanos nem democratas.

A chave para o desempate estará nos estados do Colorado, Flórida, Iowa, Virginia, Nevada, New Hampshire, Pensilvania, Wisconsin, Carolina do Norte e Ohio, todos sem tendência política definida.

Esses territórios juntos contribuem com 110 dos 538 votos eleitorais que estão em jogo durante a disputa e, para chegar à presidência dos Estados Unidos, um candidato precisa de pelo menos 270.

Por essa razão, Obama e Romney percorreram esses estados indecisos com muita frequência e a eles dirigiram um arsenal de propaganda, a fim de conquistar suas populações.

Segundo empresas de pesquisa, o governante democrata lidera com estreita margem esses territórios, enquanto a página digital Election Projection prognostica 303 votos eleitorais para ele em todo o país. Por outro lado, analistas citam a origem racial como outro fator determinante na seleção do novo chefe de Estado.

Lembram que Obama tem a seu favor um amplo apoio das minorias étnicas (asiáticos, muçulmanos, judeus, afroamericanos e latinos) e Romney conta com o apoio dos brancos, cuja proporção caiu de 69,1% em 2010 a 63,7 este ano.

Além do democrata e do republicano, também concorrem ao Salão Oval Gary Johnson (Partido Libertário), Jill Stein (Partido Verde), Virgil Goode (Partido Constituição) e Rocky Anderson (Partido Justiça).

Esses candidatos participam com mínimas possibilidades de vitória, porque desde 1852 todos os políticos eleitos para governar os Estados Unidos provém ou do partido azul (democrata) ou do vermelho (republicano).

Fonte: Prensa Latina