Obama é reeleito nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai governar o país por mais quatro anos. Ele foi reeleito nesta terça (6) com 303 votos dos 538 nos principais colégios eleitorais. Nos dez estados apontados como decisivos, o republicano Mitt Romney ganhou apenas na Carolina do Norte. Com os lemas de campanha "Four More Years!" (Mais Quatro Anos!) e “Forward” (Adiante), Obama venceu uma disputa apertada, em uma campanha política considerada a mais cara dos Estados Unidos.

Passava um pouco das 2h da madrugada quando as redes de televisão projetavam a vitória do democrata, superando os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral. Ao saber do resultado das eleições, embora sem a conclusão de alguns estados, Obama fez um discurso de 25 minutos, mais uma vez apelando ao tema da esperança. Ele prometeu que o próximo mandato será mais bem-sucedido que o atual, no qual não conseguiu levar adiante a maioria de seus compromissos de campanha.

“Nós sabemos, nos nossos corações, que para os Estados Unidos o melhor ainda está por vir”, disse Obama, que discursou no Centro de Convenções McCormick Place, em Chicago, Illinois. Para uma multidão, o presidente reeleito cumprimentou Romney pela “árdua campanha” e disse que quer "trabalhar com líderes dos dois partidos", pois há muito trabalho a fazer. Segundo Obama, sua meta é “fazer avançar o país”. Acompanhado pela mulher Michelle e pelas filhas Malia e Sasha, ele elogiou a família.

“[Reeleito, estou] mais determinado e mais inspirado do que nunca”, disse, acrescentando que nunca esteve “tão esperançoso em relação à América. E peço a vocês que sustentem essa esperança”. Ele citou como desafios a reforma do sistema de imigração, a redução do déficit e as mudanças no Código Tributário.

No final do discurso, Obama recebeu no palco, ao lado da família, o vice-presidente reeleito, Joe Biden, e vários integrantes de sua equipe de campanha.  Romney telefonou para o presidente reeleito parabenizando-o pela vitória. "Demos tudo nesta campanha", disse o republicano, agradecendo o apoio que recebeu. "A eleição acabou, mas os nossos princípios se mantêm", disse.

O candidato derrotado afirmou que deseja felicidades ao presidente reeleito e que rezará pelo seu sucesso, "em um tempo de grandes desafios para a América".

Pouco depois de uma projeção da CNN, que já apontava Obama como reeleito, partidários do presidente receberam um e-mail de agradecimento. "Isso aconteceu por causa de vocês", dizia a mensagem assinada por Obama. No Facebook, a equipe do líder publicou uma foto dele abraçando a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, com a frase: "Mais quatro anos".

Obama venceu defendendo ao eleitor que merecia mais quatro anos na Casa Branca para terminar o trabalho iniciado em 2009, após conquistar seu primeiro mandato nas eleições de 2008 com uma campanha que mobilizou os EUA e o mundo com o lema de esperança e mudança. Mais do que disputar os 230 milhões de norte-americanos aptos a votar, os dois candidatos travaram na terça-feira uma batalha acirrada por nove swing states (estados pêndulo), que eram cruciais pelo fato de as pesquisas de intenção de voto indicarem que não tinham um resultado definido.

Indireta, a eleição norte-americana não é decidida pela votação popular nacional, mas por disputas estado a estado e seus respectivos votos no Colégio Eleitoral.

Parlamento

As principais previsões sobre os resultados das eleições nos Estados Unidos indicam que o Senado norte-americano terá a maioria de integrantes do Partido Democrata, do presidente reeleito Barack Obama. Porém, a Câmara dos Representantes deverá ficar sob o comando da maioria do Partido Republicano, que faz oposição a Obama.

Um terço dos 100 lugares do Senado estava em disputa nas eleições de ontem (6) e as projeções apontam para 23 nomes como vitoriosos do Partido Democrata e dez para o Partido Republicano.

As previsões mostram ainda que os republicanos devem manter o controle sobre os 435 lugares da Câmara dos Representantes. Na prática, as eleições encerradas ontem (6) nos Estados Unidos não mudam o cenário do Parlamento, conservando o formato anterior: o Senado com os democratas e a Câmara com os republicanos.

Líderes

Após o resultado da disputa presidencial, líderes políticos mundiais parabenizaram Obama pela reeleição. A maioria dos cumprimentos ocorreu em telefonemas e mensagens na internet, por meio da rede social Twitter. Houve também comunicados oficiais na imprensa. A União Europeia divulgou nota parabenizando Obama e dizendo que norte-americanos e europeus trabalharão juntos na busca por soluções para os desafios globais.

A nota foi assinada pelos presidentes da União Europeia, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. O texto menciona a necessidade de a Europa e os Estados Unidos "reforçarem suas relações bilaterais" e "enfrentarem juntos os desafios globais".

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, também enviou mensagem a Obama por intermédio de nota oficial. No texto, Ki-moon diz que os esforços conjuntos devem ser para "acabar com o derramamento de sangue na Síria, voltar a pôr no caminho o processo de paz no Oriente Médio, promover o desenvolvimento sustentável e fazer face aos desafios colocados pelas alterações climáticas".

O presidente da China, Hu Jintao, e o primeiro-ministro do país, Wen Jiabao, enviaram nesta quarta (7) mensagem conjunta de felicitações a Obama. “Em uma nova era histórica, desejo que as nossas relações bilaterais, baseadas em uma cooperação construtiva, entrem em nova fase”, diz o texto. “[Nos quatro anos do primeiro mandato de Obama] graças aos esforços comuns das duas partes, as relações China-Estados Unidos registraram progressos significativos.”

O governo de Israel, um dos principais parceiros estratégicos dos Estados Unidos, também encaminhou nota de felicitações. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reiterou que as relações entre os dois países estão mais fortes do que nunca.

Por intermédio do Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, chamou Obama de “amigo” e desejou felicidade para os próximos quatro anos. “Calorosas felicitações para o meu amigo @BarackObama”, escreveu Cameron, que hoje (7) visita um campo de refugiados sírios no norte da Jordânia.

O presidente da França, François Hollande, também parabenizou Obama. "É um momento importante para os Estados Unidos, mas também para o mundo", disse Hollande em comunicado. "A reeleição é escolha clara em favor de uma América aberta, solidária e plenamente empenhada na cena internacional e consciente dos desafios do planeta: a paz, a economia e o ambiente", disse.

Com agências