AL não deve esperar nada dos EUA, diz vice-ministro boliviano

 “O olhar dos Estados Unidos para a América Latina será o mesmo após a reeleição de Barack Obama”, afirmou o vice-ministro boliviano de Descolonização, Félix Cárdenas.

“Daqui para frente não se deve esperar nada dos Estados Unidos”, expressou Cárdenas em declarações para a Prensa Latina. Ele agregou que para esta região a administração estadunidense será a mesma, “sempre tratando de submeter-nos economicamente e procurando ter um controle político que já não existe”.

Opinou que os Estados Unidos são a expressão da decadência a nível planetário, sem desmerecer que continua sendo uma potência militar e econômica. Por outra parte, disse, esse país gerou muita confrontação com suas guerras no Iraque, Afeganistão e Líbia, porque é uma besta que necessita invadir para obter o petróleo.

“Não estamos longe, Venezuela, Bolívia e Equador, deste olhar colonizador”, agregou. Ele participa, no Equador, do Segundo Encontro Regional dos Povos e Nacionalidades Indígenas pelo Sumaj Kawsay, a plurinacionalidade e interculturalidade.

Fonte: Prensa Latina