Na Guatemala, terremoto mata 10 e gera alerta de tsunami

Nesta quarta-feira (7), um terremoto de magnitude de 7,5 graus na escala Richter provocou a morte de pelo menos 10 pessoas na Guatemala , segundo autoridades locais. O sismo atingiu também o sudeste do México e fez com que autoridades da Nicarágua emitissem um alerta para a possibilidade de um tsunami. Inicialmente, foi reportado que o terremoto tinha magnitude de 7,3.

terremoto México - AP

"Relatórios de colegas na região (de San Marcos) apontam que são 10 os mortos, aproximadamente", disse à AFP o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Sergio Vázquez, por telefone. Segundo ele, as mortes ocorreram em San Pedro Sacatepéquez, povoado próximo da Cidade da Guatemala.

O tremor foi registrado às 10h35 locais no México (14h35 de Brasília) com epicentro a 68 quilômetros a sudoeste de Ciudad Hidalgo, a uma profundidade de 16 km, segundo dados confirmados pelo Serviço Sismológico Nacional. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, a magnitude do terremoto foi de 7,5, e ele teria acontecido em frente à costa do Pacífico da Guatemala, com epicentro a 45 quilômetros ao sul de Champerico e a 191 quilômetros a oeste sudoeste da capital guatemalteca.

"Fazemos um apelo à população para que, de maneira organizada, se mobilize para ir a regiões altas, este é um alerta de tsunami", informou o presidente-executivo do Sinapred, Guillermo González.

A Defesa Civil já realiza trabalhos em Chiapas, Oaxaca e na capital mexicana, onde foi sentido o segundo dos abalos sísmicos, para detectar possíveis danos. O Serviço Sismológico Nacional do México informou sobre outro tremor com uma magnitude preliminar de 6,35 no vizinho estado de Oaxaca, perto da cidade de Rio Grande.

Fonte: Terra