Os avanços de Angola no combate à pobreza

Angola registrou avanços nos últimos anos no cumprimento dos Objetivos do Milênio, entre eles o combate à fome e a pobreza, afirmou em Luanda uma fonte das Nações Unidas.

crianças em Angola

A coordenadora residente do sistema da ONU em Angola, María do Valle Ribeiro, manifestou depois de um encontro com o presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dia dos Santos, que o país também avança em outros campos.

"Entre os aspectos nos quais este território do sudoeste africano melhorou na última década estão acesso à educação, saúde, e confronto a grandes pandemias como a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS), malária e tuberculose", afirmou.

Ela citou também a proteção ao meio ambiente e a redução da mortalidade infanto-juvenil. Depois de recordar que Angola viveu um prolongado período de guerra (1975-2002) e hoje vive em paz, destacou que um recente relatório de agências da ONU revelou que este território faz parte dos três países africanos que conseguiram uma maior produção de alimentos.

Segundo estatísticas da ONU, esta nação, com uma população atual de uns 16 milhões de habitantes, reduziu desde 1992 o número de afetados pela fome em mais de 53%.

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Angola diminuiu o índice de pessoas subnutridas de 63,9% no período de 1990-1992, para 24,4% no lapso 2010-2012.

Ribeiro expressou, por outro lado, que durante as conversas com o máximo representante da Assembleia Nacional angolana, ambos coincidiram em reforçar ainda mais a cooperação entre essa instância governamental e a ONU.

Fonte: Prensa Latina