Sem categoria

Augusto Buonicore:"Nada se conquistou neste país sem luta"

“Tinha uma frase que o João Amazonas gostava muito que era ‘radicalizar ampliando e ampliar radicalizando’, ou seja, trabalhar em frentes únicas mas com um claro objetivo central a ser derrotado” contou o autor da biografia de João Amazonas, Augusto Buonicore em entrevista exclusiva para o programa "Ideias e Debates".

Por Érika Ceconi, da Rádio Vermelho em São Paulo

 “Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas” revela o lado político e também o pessoal do líder comunista, que foi construtor e ideólogo do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). 

Leia também:
Bertolino:"Grabois teve um papel fundamental para o PCdoB"
Filme comemora 100 anos de João Amazonas e Maurício Grabois

A autor da biografia revelou que não foi uma tarefa fácil recuperar a história de Amazonas, pois mesmo em períodos democráticos os comunistas foram perseguidos e destacou a dedicação dele à atividade política. "Desde 1935 até o fim da sua vida [2002] foi um exemplo de militante, com todos os altos e baixos ele se manteve fiél ao ideal do comunismo", lembrou.

Segundo Buonicore uma das mais importantes contribuições do homenageado para o PCdoB foi a construção da tática e da estratégia política. Para ele os centenários de João Amazonas e Maurício Grabois são fundamentais para resgatar a história dos comunistas e do povo brasileiro “Nada se conquistou neste país sem luta”, frisou. 

João Amazonas de Souza Pedroso nasceu em 1º de janeiro de 1912, em Belém (PA), e faleceu em 27 de maio de 2002, em São Paulo. Foi um teórico marxista, político revolucionário, guerrilheiro do Araguaia e líder do PCdoB.

Homenagens

João Amazonas e Maurício Grabois foram homenageados em sessão solene na Câmara dos Deputados em Brasília nesta sexta-feira (9) e em São Paulo a homenagem ocorrerá no dia 29 de novembro, na Câmara Municipal. Veja a programação: 

Sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo
Data: 29 de novembro de 2012
Horário: 19 horas
Local: Salão Nobre, São Paulo – SP

A sessão solene também faz parte das celebrações dos 90 anos de fundação do PCdoB. Nas duas solenidades haverá o lançamento dos livros Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas, de Augusto Buonicore e Maurício Grabois – Uma vida de combates, de Osvaldo Bertolino.

Ouça a íntegra da entrevista: