PC da China elevará nível científico para construção do partido

Decorre essa semana, em Pequim, o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh). O secretário-geral do Comitê Central (CC) do PCCh, Hu Jintao, explicou como reforçar a construção interna do partido em seu relatório ao congresso.

O vice-diretor do Departamento de Organização do CCPCCh, Wang Jingqing, afirmou que o PCCh vai reforçar a construção de um sistema próprio e elevar o nível científico para a construção interna do partido, em diversos setores.

O PCCh conta com mais de oito mil membros, sendo o maior partido do poder no mundo. Como é que os membros têm capacidade suficiente para assumir suas responsabilidades? Wang Jingqing disse que o partido enfrenta vários desafios.

"Diante da nova situação, o partido enfrenta provas nos setores de governação, reforma e abertura, economia de mercado e ambiente externo. O partido necessita de elevar a capacidade de governação e o nível da direção. Tudo isso pode nos levar ainda mais a um nível científico para a construção do partido."

O relatório feito por Hu Jintao no congresso foi no sentido de construir uma equipe de funcionários públicos de boa qualidade. Ele afirmou:

"De acordo com os pedidos do congresso e as metas definidas pelo programa de reformas, até 2020 o partido terá um sistema de seleção e nomeação, um sistema de verificação e avaliação, um sistema de administração e supervisão e um sistema de estímulo e garantia para funcionários públicos."

Wang Jingqing sublinha a importância da base da população para a construção do PCCh. Ele disse:

"Pôr os interesses do povo em primeiro lugar sempre. O partido tem de concretizar, salvaguardar e desenvolver os interesses fundamentais do povo, naquele que é o ponto de partida de todos os trabalhos do partido."

Wang reafirmou que o importante ponto do reforço da construção próprio do partido é opor-se firmemente à corrupção.

Quanto à organização do partido em empresas privadas, Wang lembrou que isso corresponde às leis e aos regulamentos do Partido. Isso pode unir e concentrar melhor os empregados da empresa e ajudar as mesmas a conhecer os princípios e políticas de Estado, além de ser um método de resolução de disputas internas. Devido a isso, este método ganhou o acolhimento e apoio das empresas. Ele disse:

"Os altos funcionários da companhia norte-americana Amway nos disseram que a organização do PCCh na sua empresa ajudou-os a conhecer os princípios e políticas de Estado e resolver algumas contradições internas."

Segundo dados estatísticos, 983 mil empresas privadas estabeleceram em todo o país sua organização do partido. Após o 18º Congresso Nacional do PCCh, elas servirão melhor ao desenvolvimento empresarial e aos empregados.

Fonte: Rádio Internacional da China