Chico Lopes defende mobilização por mais recursos para Educação

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) participou, nesta segunda-feira, 12/11, do Fórum de Educação do Ceará, realizado na Assembleia Legislativa do Ceará. O Fórum discutiu as alterações no Plano Nacional de Educação (PNE) e a luta por mais recursos para o setor, com os royalties e o fundo social do pré-sal, para viabilizar o cumprimento da meta de investimento de 10% do PIB em educação, a ser alcançada até 2020.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do projeto que destina à educação 50% do fundo social do pré-sal, também participou do debate.

Chico Lopes lamentou que a aplicação de recursos dos royalties do pré-sal na educação tenha sido rejeitada em votação na Câmara dos Deputados, na semana passada, mas frisou que a bancada do PCdoB apresentou novo projeto de lei, buscando essa destinação dos recursos. E ressaltou a importância da ampla mobilização social, para a conquista de mais dinheiro para a educação pública.

"A gente pensa que na educação é tudo consensual, mas não é. 76% dos estudantes universitários estão na rede privada, pra se ter uma ideia da força do lobby das universidades privadas no Congresso Nacional. Inclusive a ponto de elas dizerem que não querem ter fiscalização do Governo Federal nessas faculdades. Então não é todo mundo que deseja que a educação pública melhore, que conte com mais recursos do governo", relacionou.

"Ao longo dos debates sobre o PNE, isso ficou muito claro. Foi uma dificuldade chegar a 10% do PIB para investimento em educação. Em outro momento, a mudança na jornada de trabalho do professor, com um terço da carga horária para planejamento, emenda que eu apresentei à lei do piso salarial nacional dos professores, foi questionada na Justiça. Então, sempre há dificuldades quanto a gente busca recursos e direitos para a educação", acrescentou Chico Lopes.

"Tivemos um grande avanço com o piso salarial, mas, se não tivermos recursos novos para a educação, não vamos conseguir avançar. E para isso a palavra certa é mobilizar. Mobilizar a sociedade para garantir que os recursos do pré-sal ajudem a mudar a educação no Brasil", afirmou Lopes.

"Com essa mobilização, queremos dentro de cinco a dez anos ter outro patamar na educação. Queremos estar com vocês, mobilizando alunos, pais, sociedade, para que possamos continuar os avanços na educação brasileira, garantir o cumprimento das metas do PNE e conquistar muitas outras vitórias".

O Fórum foi presidido pela coordenadora geral Cristiane Carvalho de Holanda, da Secretaria de Educação do Ceará, e contou ainda com a participação do senador José Pimentel (PT-CE) e do presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares, entre outros debatedores, educadores e representantes de entidades.

Fonte: Assessoria do Deputado federal Chico Lopes – PCdoB-CE