Conjuve repudia violência em São Paulo

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) divulgou nota de repúdio sobre a violência no estado de São Paulo. A entidade nacional preparou texto durante sua 31ª Reunião Ordinária, nos dias 5 e 6 de novembro, em Foz do Iguaçu.

Cartaz da Marcha Contra a Violência e Extermínio de Jovens da Pastoral da Juventude em Rosário (MA)

Abaixo a nota do Conjuve Nacional

Nota Pública do Conjuve acerca da recente escalada da violência na Região Metropolitana de São Paulo

O Conselho Nacional da Juventude manifesta-se sobre a recente onda de violência que tem assolado os moradores da Região Metropolitana de São Paulo, em especial a juventude moradora das periferias de grande maioria negra. A partir da ideia de “guerra ao crime” nos últimos meses vem ocorrendo uma trágica ascensão de homicídios na região.

No entanto, entendemos que esta “guerra” não pode ser a justificativa para as mortes indiscriminadas promovidas por agentes do estado em serviço ou não. Muto menos compactuamos com a execução de trabalhadores e trabalhadoras agentes de segurança pública que estão nas ruas cumprindo sua função.

A questão que se coloca é que o enfrentamento a criminalidade não deve se basear no revide desenfreado por meio de mortes dos jovens da cidade, sejam inocentes ou não. A história mostra que está via da execução não é a solução para o problema da violência. O enfrentamento a violência deve priorizar, sobretudo, o respeito a dignidade e a inviobilidade da vida humana.

Foz do Iguaçu, 06 de Novembro de 2012

Fonte: Conjuve