PIB: economia recua em setembro, mas sobe 1,15% no 3º tri

 A economia brasileira teve queda de 0,52% em setembro na comparação com o mês anterior, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Porém, no 3º trimestre, o indicador aponta alta de 1,15%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia –serviços, indústria e agropecuária.

Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (12) que a economia brasileira cresceu cerca de 1% no terceiro trimestre deste ano, acelerando o ritmo em relação ao segundo trimestre, mas ainda sem ver uma retomada do investimento.

"Nesse segundo semestre, estamos melhor do que no primeiro semestre, que foi fraco. O terceiro trimestre, cujo resultado sairá em breve, vai mostrar já um crescimento de cerca de 1%. Resultado que anualizado vai dar crescimento de 3,5%, 4%", disse o ministro.

Essa expansão da atividade, segundo ele, está sendo acompanhada por aumento do consumo de carros, de eletroeletrônicos e material de construção, áreas que o governo buscou estimular através de redução de impostos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística irá divulgar os dados sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do período de julho a setembro em 30 de novembro. O governo tem reforçado que o fraco crescimento ficou relegado ao primeiro semestre. No segundo trimestre, o PIB cresceu 0,4% sobre o período de janeiro a março.

Fonte: UOL