Maria Bethânia divide seus escritores na abertura da 8º Fliporto

Do NE10

A diva Maria Bethânia mostra o seu amor pela poesia e divide com os pernambucanos os versos dos seus escritores preferidos, na noite desta quinta-feira (15), durante a abertura da 8º edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).

Com o tema "A Vida é um espetáculo", numa homenagem ao escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, a 8ª Fliporto acontece até o próximo domingo (18), em vários pontos da Cidade Alta, entre eles o Pátio do Carmo, Faculdade de Olinda (Focca), a Casa do Livro Infantil e o Solar Sarau da Marquesa.

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 100 mil pessoas prestigiem o evento, considerado uma das principais feiras literárias do País. Os ingressos estão à venda no site www.eventick.com.br/congressofliporto. O passaporte para todos os dias de palestras custa R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira).

Já os ingressos para a apresentação de Maria Bethânia, em área fechada da Praça do Carmo, estão esgotados. Porém a produção do evento vai colocar um telão do lado de fora, transmitindo ao vivo a apresentação para quem não conseguiu entrar.

Fernando Pessoa, Clarice Lispector, José Craveirinha, Sofia de Mello Breyner, Manuel Bandeira, João Guimarães Rosa, Ferreira Gullar, Fausto Fawcett e Carlos Drummond de Andrade são alguns dos poetas brasileiros prestigiados pela diva no recital "Bethânia e as Palavras". "Desde que iniciou o projeto, Maria Bethânia sempre traz novos autores, por isso é difícil prever o seu show. Como sabemos que ela gosta muito de Luiz Gonzaga, talvez recite uma de suas músicas para os pernambucanos", disse a coordenadora artística da Fliporto, Mônica Silveira.

PROGRAMAÇÃO
– O homenageado Nelson Rodrigues também ganha espaço especial na grade. Nesta sexta (16), o ator, roteirista e cineasta Braz Chediak, o escritor Neville de Almeida, a atriz Lucélia Santos e Nelson Rodrigues Filho participam da mesa "Nelson Rodrigues no Cinema". No sábado (17), o jornalista Geneton Moraes Neto (que já participou de outras edições do evento), e os também jornalistas e escritores Ruy Castro e Heloísa Seixas participam do painel "Segredos e Inconfidências d'O Anjo Pornográfico".

Entre os destaques internacionais, a Fliporto terá a presença do romancista moçambicano Mia Couto. Autor de "Terra sonâmbula", considerado um dos dez melhores livros africanos do século 20, além de participar de um dos painéis, Mia lançará na Fliporto a obra "A confissão da leoa". Já o britânico Barry Miles – autor das biografias de alguns dos mais importantes ícones do pop, como Paul McCartney, Mick Jagger e Frank Zappa – participa do painel "Com o pé na estrada da contracultura".

Entre os detaques nacionais, estão os escritores Betty Milan (autora de "Trilogia do Amor", "Consolação" e "O que é o amor?") e João Gilberto Noll (vencedor de vários prêmios incluindo cinco Jabutis). O paraibano Ariano Suassuna, que sempre participa com a sua disputada aula-espetáculo, este ano também presenteia os participantes, ao lado do escritor português Almeida Faria, com o painel "Utopia, Messianismo e Sabastianismo".

FLIPORTO NOVA GERAÇÃO E FLIPORTO CRIANÇA
– Maria Valéria Rezende, Cristina Villaça, Lederly, Silvino e Cris Alhadeff são alguns dos destaques que compõem a programação da Fliporto Criança e da Fliporto Nova Geração. As atividades incluem oficinas com ilustradores, bate-papo com autores, contações de histórias e outras ações educatuvas.

SOLAR SARAU – Localizado na rua Joaquim Nabuco, 5, na Paraça do Varadouro, o espaço aberto ao público vai funcionar nos dias 16 e 17 de novembro, na Praça do Varadouro, e receberá escritores, atores e personalidades para realização de saraus e performances. No primeiro dia, a atriz Christiane Torloni e o autor Eduardo Ruiz lançam os seus livros "A Loba" e "Violenta", respectivamente.

Dia 15 de novembro

19h
Abertura e recital de Maria Bethânia

Dia 16 de novembro

10h
Painel 1:
Robert Darnton, Cory Doctorow e Silvio Meira, com mediação de Julio Silveira
Informação e autopublicação: do big-bang ao boing-boing.

12h
Painel 2:
Frédéric Martel conversa com Silio Boccanera
Cultura de massa em escala mundial – soft power, media e impacto popular.

Painel 3:
14h30
João Cezar de Castro Rocha e Lawrence de Flores Pereira, com Kathrin Rosenfield
Shakespeare e Sófocles: nossos contemporâneos.

16h15
Painel 4:
Betty Milan
Conferência: Teatro e psicanálise
Em seguida, haverá a apresentação da peça A vida é um teatro, de Betty Milan.

18h30
Painel 5 :
Ariano Suassuna e Almeida Faria, com mediação de Maurício Melo Jr.
Utopia, Messianismo e Sebastianismo.

20h
Painel 6 :
Braz Chediak, Neville de Almeida, Lucélia Santos e Nelson Rodrigues Filho, com mediação de Alexandre Figueirôa.
Nelson Rodrigues no cinema.

Dia 17 de novembro

10h
Painel 7 :
Mia Couto e José Eduardo Agualusa, com mediação de Zuleide Duarte.
Literatura e realidade.

12h
Painel 8 :
Antonio Cicero e João Almino, com mediação de Mona Dorf
Construindo com a palavra: poesia, narrativa e cidades.

14h30
Painel 9 :
Luciana Villas-Boas, Pedro Herz e Rui Couceiro, com mediação de João Cezar de Castro Rocha
Livros e autores: novos cenários e desafios.

16h30
Painel 10:
Ruy Castro e Heloísa Seixas conversam com Geneton Moraes Neto
Segredos e inconfidências d'O Anjo Pornográfico.

18h15
Painel 11:
Manuel Lorente e Ricardo Miño, com Sonia Bartol
Poesia e corpo em voz alta: flamenco falado e cantado (palestra e recital).

20h
Painel 12 :
Edney Silvestre conversa com Claudiney Ferreira
Romance e drama.
Em seguida, haverá a leitura dramática da peça inédita Boa noite a todos, de Edney Silvestre, com Christiane Torloni.

Dia 18 de novembro

10h
Painel 13
Sonia Rodrigues, Maria Lucia Rodrigues e Adriana Armony, com mediação de Rogério Pereira
As mulheres (d)e Nelson Rodrigues.

12h
Painel 14:
José Castello e Antonio Cadengue, com mediação de Luis Augusto Reis
Nelson Rodrigues em cena.

15h
Painel 15:
Barry Miles conversa com Carlos Figueiredo
Com o pé na estrada da contracultura.

16h30
Painel 16:
Humberto Werneck e J. Rentes de Carvalho, com mediação de Silio Boccanera
Palavras: as implicâncias, as preferências e as esquisitices.

18h30
Painel 17:
João Gilberto Noll
Literatura e convulsão

20h
Encerramento
Aula-espetáculo de Ariano Suassuna.

Serviço:

Abertura da Fliporto, com leitura poética de Maria Bethânia
Quinta-feira (15), às 19h, na Praça do Carmo, em Olinda
Ingressos esgotados
Informações: www.fliporto.net