AL crescerá 3,2% em 2012 e 4% em 2013, segundo estudo

A economia da América Latina crescerá 3,2% neste ano e 4% em 2013, segundo o relatório da OCDE e a Cepal divulgado nesta sexta-feira (16) durante a Cúpula Ibero-Americana na cidade espanhola de Cádiz.

Apesar do contínuo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina, as perspectivas econômicas da região "estão submissas à incerteza e à volatilidade no contexto externo", assinala o relatório, apresentado pelo secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, e a secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena.

O crescimento na América Latina "é quase um clichê", disse Gurría ao ressaltar que a região segue "resistindo melhor aos embates da crise global" e deve continuar resistindo apesar dos "grandes desafios" que enfrenta a longo prazo, como a redução da demanda interna e a exportação de recursos naturais.

A arrecadação tributária "continua sendo excessivamente baixa" na América Latina, informou, ao lembrar que passou de 14% a 19,4% de 1990 a 2010, mas segue longe dos 34% de média nos países da OCDE.

O relatório, que há seis anos é apresentado durante a mesma cúpula, enfoca desta vez as pequenas e médias empresas latino-americanas e a forma de impulsioná-las com mudanças estruturais.

A economia mundial registrará uma "lenta expansão", devido aos problemas tributários, a fragilidade financeira e os altos níveis de desemprego na zona do euro, segundo o documento que indica que a consolidação do crescimento nos Estados Unidos continuará frágil.

Nesse contexto, estima-se que as economias da China e da Índia, que foram uma grande força motriz para o crescimento mundial, em particular para a América Latina, desacelerarão. As taxas de desemprego em 2012 serão de 6,5% na região, frente a 8% na OCDE e 11,5% na zona do euro, com tendência a aumentar para 12% em 2013, afirmou Gurría.

A América Latina em geral fortaleceu sua posição em termos de reservas internacionais, 16% do PIB, e muitos países da região têm uma dívida relativamente baixa e bom acesso ao financiamento internacional, o que permitirá evitar uma contração da economia, aponta o estudo.

O relatório recomenda, entre outras posturas, um maior investimento em infraestruturas e assegurar a coerência entre as políticas de estabilização em curto prazo e as medidas estruturais para aumentar o crescimento potencial.

Apesar da maioria dos países latino-americanos conseguir combinar as taxas de crescimento econômico com a redução da pobreza nos últimos anos, as desigualdades na região continuam sendo das mais altas do mundo, com 31% da população em níveis de pobreza.

Quanto às pequenas e médias empresas, o estudo ressalta que são "atores-chave para aumentar o crescimento potencial da América Latina", mas, indica que essas empresas apresentam uma baixa produtividade e grande heterogeneidade em seu acesso a mercados tecnologias e capital humano.

As pequenas e médias empresas representam 99% das empresas na América Latina, empregando 67% da população ativa, e no entanto, sua contribuição ao PIB é relativamente baixa.

As grandes empresas na região têm níveis de produtividade que chegam a ser 33 vezes maiores que os das microempresas e seis vezes maiores que os das pequenas, comparado com 1,3 e 2,4 vezes nos países da OCDE, segundo o relatório.

O financiamento e o acesso à informação são dois aspectos básicos para um desenvolvimento melhor das pequenas e médias empresas na América Latina, segundo o relatório, aspectos ressaltados tanto por Gurría como por Bárcenas em sua apresentação, na qual discursaram o ministro espanhol de Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, e o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias.

Fonte: Portal Terra