Cresce número de mulheres aprendendo a dirigir

O projeto "Mulher Entende Mulher", de uma autoescola do Distrito Federal, tem ajudado a aumentar o número de condutoras no DF. Diretora do estabelecimento e criadora do programa, Janaína Ribas, diz que o número de candidatas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cresceu cerca de 10% na autoescola nos últimos quatro anos.

Segundo ela, hoje as mulheres ocupam praticamente a metade das vagas de sua empresa. No entanto, muitas delas têm dificuldades na hora de aprender a dirigir.

Criado em 2008, o programa Mulher Entende Mulher consiste em aulas de direção com instrutoras mulheres, que recebem uma preparação especial para ensinar. "Elas acabam sendo um pouco psicólogas e recebem preparo para isso. As instrutoras identificam as principais dificuldades da aluna e ouvem os desabafos das condutoras. Com muita conversa estimulam as alunas a superarem os medos", explica Janaína.

A diretora da autoescola afirma que os receios de muitas mulheres em relação à condução acontecem por resquícios de uma sociedade na qual quem dirige é o homem. "Os homens são familiarizados com o volante desde cedo, ao contrário das mulheres", analisa.

Segundo Janaína, em sua experiência como instrutora ela percebeu que muitas vezes os maridos das alunas as desestimulavam no trânsito. "Muitas delas tiravam a carteira mas nunca usavam, pois quem mandava no carro eram os maridos", diz.

O Distrito Federal tem atualmente 1,3 milhão de condutores habilitados, dos quais 503 mil são do sexo feminino. O número indica que mais de 36% dos condutores do DF são do sexo feminino, de acordo com o Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF). As mulheres também são mais prudentes no trânsito: no ano passado, os homens foram os responsáveis por 84,5% dos acidentes com morte.

Além de aulas específicas para as mulheres, a autoescola Brasiliense também desenvolve um outro projeto que contempla mais um público desfavorecido: os idosos. O projeto Nunca É Tarde para Sonhar conta com instrutores veteranos para ensinar pessoas com mais de 60 anos, que possuam carteira ou não. "Estamos fazendo a melhor idade provar que também pode dirigir", comenta Janaína.