João Ananias cobra melhorias para saúde da mulher e da criança

O deputado João Ananias (PCdoB-CE) cobrou do governo federal medidas para melhorar a saúde da mulher e da criança, como mais qualidade na atenção à maternidade na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento compatível com as demandas do setor. De acordo com o deputado, o subfinanciamento da saúde atinge os três níveis de Poder: federal, estadual e municipal. “Enquanto morrer uma mulher em consequência da gestação não podemos nos resignar”, afirmou. 

Ele relatou sua participação em evento realizado em outubro na Guatemala pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o fortalecimento da informação e da responsabilidade em saúde da mulher e da criança nos países que compõem a Comissão da Região das Américas (Brasil, México, Bolívia, Peru, Guatemala e Haiti).

O parlamentar observou que, da mortalidade materna nas Américas, 95% poderiam ser evitadas. Entre elas, a provocada pela hipertensão, que mata 26% das mulheres grávidas, e a hemorragia, responsável por 21% das mortes. Ananias ressaltou ainda que a OMS demonstrou que de 15% a 21% das grávidas sofrem violência de seus companheiros.

“Precisamos somar com a Organização Mundial da Saúde para reduzir a mortalidade materna no Brasil”, disse o deputado, que reconheceu, no entanto, avanços que já foram feitos no País nesse sentido.

Da Redação em Brasília
Com Ass. Dep. João Ananias