SSA: Movimento Negro faz a 4ª lavagem da Estátua de Zumbi

Manifestações marcam o 20 de novembro em todo o país. Em Salvador, uma das cidades brasileiras mais negras, a principal atividade da programação é a Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, instalada na Praça da Sé, Centro. O ato, que acontece pela quarta vez, está previsto para as 15h. Este ano, a lei 12.519/11, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, completa dois anos. A data marca o dia da morte do maior herói negro da história.

Assim como nos outros anos, a atividade – organizada pela Unegro (União de Negros pela Igualdade), junto à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Abam (Associação das Baianas de Acarajé e Mingau da Bahia), CEN (Coletivo de Entidades Negras) e Instituto Quilombista – será realizada com as presenças dos movimentos sociais e sindicais de todo o Estado, que caminham pelas ruas do Centro até a praça. Os ativistas aproveitam o momento para chamar a atenção aos principais problemas enfrentados pelo segmento e cobrar respeito da sociedade.

De acordo com o coordenador da Unegro, Jerônimo da Silva Júnior, o movimento cobra mais políticas públicas para acabar com a desigualdade no Brasil e na Bahia. Além disso, uma das principais bandeiras deve ser a situação em que se encontram as famílias da comunidade Quilombo dos Macacos, que correm o risco de ser despejadas da área que ocupam desde antes da instalação da Base Naval de Aratu.

Paralelamente, o Fórum de Entidades Negras da Bahia realiza a 12ª Caminhada da Liberdade, que segue do Curuzu ao Pelourinho, duas localidades marcadamente negras da capital baiana, também a partir das 15h. O tema deste ano é Copa de 2014 e a negritude brasileira: reparação já. Para Ubiraci Matildes, coordenadora do Fórum, a data tem grande expressão para o país e deve ser lembrada sempre.

De Salvador,
Maiana Brito