Afeganistão e Paquistão coordenam trabalhos na fronteira
Afeganistão e Paquistão coordenarão esforços para um maior controle na fronteira, segundo um acordo selado entre esses dois países e a ocupante Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf).
Publicado 21/11/2012 11:02
A assinatura do acordo foi feita pelos chefes dos exércitos afegão, general Sher Mohammed Karimi, e paquistanês, general Ashfaq Parvez Kayani, e pelo o comandante em exercício de Isaf, tenente general Nicholas Carter.
Embora não tenham sido divulgados todos os detalhes, soube-se que durante a reunião multilateral foram debatidos as operações militares em desenvolvimento e os planos de retirada de soldados estrangeiros do Afeganistão.
Os delegados também abordaram a transferência de responsabilidades da Isaf às autoridades afegãs, uma vez retiradas as forças ocupantes, cujos governos prometeram sair desse território em 2014.
O acordo entre as três partes, além da troca de informação entre os organismos correspondentes, abarca a colaboração entre Cabul e Islamabad para combater os insurgentes que passam de um lado da fronteira para outro e originam conflitos nas localidades próximas.
Fonte: Prensa Latina