Câmara divulga nota sobre conflito no Oriente Médio

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara divulgou nota oficial, nesta quarta-feira (21), sobre o conflito no oriente Médio. A presidenta da Comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que assina a nota, faz um apelo “às partes para que firmem um cessar-fogo imediato e reabram as negociações que contemplem a criação do Estado Palestino com garantias de segurança para o Estado de Israel, uma solução de dois estados para dois povos.”

Sobre o mesmo assunto, o Mercosul e Cúpula Ibero-americana de Cádiz emitiram nota. Em todas elas, há apelo para que às partes interrompam imediatamente as hostilidades e retomem, no prazo mais breve possível, o processo de paz. E deploram a perda de vidas civis no conflito.

Leia a íntegra da Nota Oficial da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre o conflito entre Israel e Palestina:

“O Brasil e toda a comunidade internacional assistem preocupados a evolução dos acontecimentos no Oriente Médio, onde um novo conflito entre Israel e Palestina já vitimou mais de uma centena de pessoas em pouco mais de dez dias de combates, principalmente no sul de Israel e na Faixa de Gaza.

Na semana passada, por ocasião da Cúpula Ibero-americana realizada em Cádiz, Espanha, a presidente Dilma Rousseff afirmou que “o processo de paz entre Israel e Palestina, cujo único caminho possível é a coexistência pacífica dos dois Estados, permanece como condição fundamental para a paz na região e no mundo".

Esta Comissão, a exemplo do que já fez o governo brasileiro, exorta às partes para que firmem um cessar-fogo imediato e reabram as negociações que contemplem a criação do Estado Palestino com garantias de segurança para o Estado de Israel, uma solução de dois estados para dois povos.

Deputada Perpétua Almeida – Presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional”

Comunicado do Mercosul sobre a situação entre Israel e Palestina

“Os Chefes e as Chefes de Estado do Mercosul expressam sua mais firme condenação em vista da violência que se desenvolve entre Israel e Palestina e que se vem intensificando no transcurso das últimas horas. Lamentam profundamente a perda de vidas humanas e manifestam sua preocupação com o uso desproporcional da força.

Ante esta grave situação, os Chefes e as Chefes de Estado do Mercosul instam as partes a uma cessação imediata da violência e conclamam ao Conselho de Segurança das Nações Unidas a assumir plenamente suas responsabilidades.
Da mesma forma, expressam seu apoio à solicitação do Estado da Palestina de adquirir status de Membro Observador da Organização das Nações Unidas.

Enviam uma mensagem clara e sincera a Palestina e Israel de que o caminho para a superação da presente crise passa pela diplomacia e pelo diálogo.”

Nota da Cúpula Ibero-americana de Cádiz:

Cúpula Ibero-americana – Comunicado Especial sobre o Oriente Médio

“As Chefes e os Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos, reunidos em Cádiz, Espanha, por ocasião da XXII Cimeira Ibero-Americana:
Expressam a sua grande preocupação pela recente escalada de violência observada na Palestina e em Israel.

Deploram a perda de vidas civis e esperam que a procura de uma solução para o conflito se verifique exclusivamente por meio do diálogo e da diplomacia.

Apelam às Partes para que interrompam imediatamente as hostilidades e retomem, no prazo mais breve possível, o processo de paz.”

Da Redação em Brasília