Parlamentares do PCdoB defendem Palestina e criticam Israel

A situação da Palestina tem mobilizado os parlamentares do PCdoB. Em discursos e pronunciamentos, no Plenário e em eventos, eles têm denunciado a retaliação e perseguição de Israel ao povo palestino, ao mesmo tempo em que comemoram – como importante vitória na luta da Palestina – ser admitida como Estado observador na ONU.

O deputado João Ananias (PCdoB-CE-foto) fez um discurso sobre o tema nesta terça-feira (4), acompanhado pelos senadores Inácio Arruda e Vanessa Grazziotin e pela também deputada Manuela d´Ávila, que participou do Fórum Social Mundial Palestina Livre esta semana em Porto Alegre.

“A Palestina, que depois de tantos anos tem lutado para ser reconhecida como Estado, consegue subir um pequeno degrau ao se colocar como Estado observador na ONU. Israel retalia de forma incontinenti, demonstrando seu ódio, demonstrando que passa por cima de qualquer resolução da ONU, demonstrando profundo desrespeito a todas as outras nações que votaram a seu favor”, avalia o parlamentar.

Para João Ananias, “enquanto brasileiro e cidadão militante no Partido Comunista do Brasil, afirmo que não podemos aceitar esse tipo de postura e acho que devemos, como o Brasil sempre fez, reforçar nosso apoio ao povo palestino no momento em que essa pequena vitória fica ameaçada pela retaliação de Israel”.

E criticou a atitude de Israel que, segundo ele, “retalia de forma torpe, quando bloqueia recursos que são direitos inalienáveis do povo palestino, porque se trata de impostos pagos, recolhidos no território ocupado por Israel”, denunciou, acrescentando que “ainda opõe-se de forma grotesca, ameaçando, inclusive, ampliar os assentamentos, o que contrariou o mundo inteiro, inclusive a nação que o protegeu e o protege historicamente, os Estados Unidos da América”.

No Senado

No Senado, Inácio Arruda (CE-foto) e Vanessa Grazziotin (AM) fizeram coro às palavras do deputado. Ele parabenizou o povo palestino pelo reconhecimento da Palestina como “Estado observador não-membro” na ONU.

A senadora também elogiou o reconhecimento da Palestina como Estado observador na ONU e cumprimentou o Ministério das Relações Exteriores e a democracia brasileira pela atuação em prol da criação do Estado independente da Palestina.

“O Itamaraty e a democracia brasileira têm tido sempre postura extremamente nobre de reconhecer o direito daqueles que são menos favorecidos e que mais sofrem”, assinalou a senadora.

No Fórum Social

No Fórum Social Mundial Palestina Livre esta semana em Porto Alegre, a deputada e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Manuela D'Ávila (PCdoB), disse que a questão palestina representa a construção da paz no planeta e conclamou os jovens a se engajarem nessa luta nas redes sociais e nas ruas.

“Muitas gerações terão de passar para garantir a efetiva pacificação da região. Em março, será organizada uma comissão de parlamentares brasileiros para visitar a área. Cada espaço tem o seu papel. Cabe ao Parlamento mediar o conflito entre palestinos e judeus. Não colocar fogo”, avaliou Manuela.

De Brasília
Márcia Xavier