China envia ajuda a Cuba para recuperação após furacão

O governo chinês enviou nesta terça (20) um carregamento de ajuda humanitária a Cuba destinado a apoiar os esforços de recuperação dos territórios orientais recentemente atingidos pelo furacão Sandy.

Uma representação de instituições oficiais, juntamente com as conselheiras Tania Velázquez e Sandra Ramos, da Embaixada de Cuba, foram ao aeroporto no momento em que a doação, com medicamentos, cobertores e casas de campanha, foi descarregado de um navio da Air China.

Porta-vozes consultados pela Prensa Latina informaram que a carga de 90 toneladas, compreende cerca de 400 metros cúbicos, incluindo 900 tendas de campanha, 30 equipamentos de purificação de água, 100 geradores de eletricidade, 10.000 cobertores e medicamentos, entre outros.

O avião saiu de Pequim para a cidade de Xangai, onde completaria sua carga para ir a Santiago de Cuba.

Os donativos, entregues hoje, foram precedidos de um aporte de US $ 400 mil facilitados em Havana pelo embaixador Zhang Tuo para a vice-ministra de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Ileana Núñez, mediante a troca de notas assinadas por ambos. Também a Cruz Vermelha chinesa forneceu US $ 50 mil em dinheiro.

Fuentes da Embaixada de Cuba em Havana disseram que empresários chineses manifestaram a sua vontade de cooperar com o país caribenho para mitigar os efeitos deste fenômeno que causou 11 mortes e danificou mais de 130 mil casas em vários municípios de Santiago de Cuba.

Em seu caminho, no final de outubro por Cuba, o furacão Sandy, com ventos de 175 quilômetros por hora, derrubou árvores, postes elétricos e telefônicos, afetou a produção e as estruturas de educação, saúde, transportes, comércio, centros de produção e de comunicação.

Fonte: Prensa Latina