Dilma: o governo quer incluir os que sempre foram excluídos

Em pronunciamento realizando nesta quarta-feira (21), a presidenta Dilma Rousseff anunciou, durante cerimônia alusiva ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, ações para as comunidades quilombolas em todo o país.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho com informações do Blog do Planalto

Durante o discurso, Dilma falou sobre a implementação de ações articuladas para a população quilombola, que incluem a desapropriação por interesse social dos territórios de 11 comunidades, expansão de oferta de água para grupos que vivem no semiárido e incentivos para a produção agrícola.

“Fazer política social em nosso país significa atender a população que foi tradicionalmente afastada dos ganhos e das riquezas. Nós temos que combinar essa política ampla e social, como é o caso do Bolsa Família, do Brasil Sem Miséria, com políticas voltadas para ações afirmativas. As políticas quilombolas fazem parte das ações afirmativas, mas se completam com a política social que nós desenvolvemos no nosso país”, defendeu.

Entre as medidas de apoio à produção rural das comunidades quilombolas, estão o incentivo para compras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a criação do Selo Quilombos Brasil, que certifica a origem dos produtos. A presidenta também citou a política de cotas da universidade pública como uma importante política de afirmação. Ainda na educação, foram assinadas as diretrizes curriculares para a educação quilombola, que valorizam a história das comunidades.

Acompanhe o discurso aqui: