Ahmadinejad pede por mudança na injusta situação mundial

O presidente da República Islâmica do Irã pediu nesta quinta-feira (22) aos líderes do bloco DB – os oito maiores países islâmicos em desenvolvimento – que se esforcem para mudar a injusta situação que domina o mundo para uma nova ordem mundial.

Na Cúpula da Organização para a Cooperação Econômica dos Países em Desenvolvimento (D8), celebrada na capital paquistanesa de Islamabad, Ahmadinejad, em sua intervenção, manifestou que "a discriminação atual aplicada pelas potências mundiais e outras organizações internacionais como o Conselho de Segurança das Nações Unidas causaram um desnível econômico dentro de muitos países".

O presidente também lamentou o aumento do militarismo e a violação das normas pelas potências hegemônicas, destacando que este fato pode ser observado nos casos da Palestina, Afeganistão, Iraque e Paquistão.

Ahmadinejad qualificou como uma clara violação dos Direitos Humanos a ocupação israelense. "Os verdadeiros donos desta terra (Palestina) estão confinados em seu próprio país e se vêm obrigados a emigrar ou sofrer torturas nos cárceres dos sionistas".

Ele ressaltou que a criação de uma nova ordem com a cooperação de todas as nações, conduzirá à uma paz estável e segurança para todos os povos.

Em outra parte de sua intervenção sugeriu a criação de grupos econômicos e políticos com a presença de especialistas de países membros do D8 (Irã, Turquia, Bangladesh, Egito, Indonésia, Malásia, Nigéria e Paquistão) com o objetivo de alcançar um desenvolvimento justo das relações econômicas.

A criação de um fundo de investimento conjunto entre membros do D8 a fim de proporcionar facilidades financeiras para infraestruturas foi outra das sugestões feitas pelo presidente iraniana, além da execução de acordos comerciais preferenciais.

"Membros do D8 devem confiar e acreditar em suas habilidades e seu poder para criar um mundo melhor".

Reuniões de grupos diferentes do bloco D8 foram realizadas a partir de 19 de novembro. Nesta quinta foi realizada a reunião entre os líderes dos países que compõem o bloco.

Fonte: Hispantv