Ahmadinejad destaca importância de cúpula de muçulmanos

Dada à situação mundial, a necessidade de estabelecer uma coordenação e o desenho de uma estratégia comum, a Cúpula do D8 em Islamabad, capital do Paquistão, tem uma grande relevância, segundo anunciou nesta quarta-feira (21) o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad.

Antes de deixar Teerã com destino ao Paquistão, para presenciar a Cúpula dos líderes do chamado D8, o presidente iraniano expressou seu desejo de que os diálogos entre os membros desse grupo ajudem a tomar decisões eficazes que ampliem a cooperação entre os Estados membros e possibilitem uma presença mais eficaz nas relações mundiais.

Ahmadinejad fez uma alusão à reunião anterior de líderes do grupo, durante a qual foram tomadas decisões para estreitar os laços de cooperação entre os membros, assim como sua coordenação a nível internacional, e agregou que durante os últimos anos, se viveu um progresso notável nas relações entre os Estados membros do grupo.

O presidente iraniano qualificou de profundas, fraternais e crescentes as relações que existem entre Teerã e Islamabad, e assinalou que Irã e Paquistão gozam de uma grande vantagem graças a seus pontos comuns no campo da cultura e da crença.

O D8 é um bloco que reune países em vias de desenvolvimento com grandes populações muçulmanas: Irã, Turquia, Bangladesh, Egito, Indonésia, Malásia, Nigéria e Paquistão.

Fonte: HispanTV