Irã parabeniza palestinos por vitória em Gaza

O Irã felicitou os palestinos de Gaza por sua vitória sobre Israel e afirmou em uma declaração que a derrota desse país mostra hoje o crescente poder da resistência.

A República Islâmica do Irã felicita o povo oprimido da Palestina (…) e exorta todos os grupos da resistência a manter as demandas do povo com unidade como única via para a independência, indica uma declaração de Saeed Jalili, presidente do Conselho Supremo Nacional de Segurança do Irã (CSNSI).

Igualmente, o texto apela aos palestinos a "desempenhar seu papel na libertação de Al Quds”, segundo notícia difundida pelo canal de PressTV.

Al Quds é o nome árabe de Jerusalém, a cidade palestina sagrada para as três principais religiões monoteístas: o islamismo, o cristianismo e o judaísmo, que foi cenário dias atrás de choques entre palestinos e israelenses, estes últimos apoiados pelo Exército e a Polícia de seu país.

A declaração do CSNSI foi feita depois da entrada em vigor de um acordo de cessar-fogo em Gaza, depois de semanas de bombardeios indiscriminados de Tel Aviv contra a Faixa de Gaza.

De acordo com levantamentos incompletos, cerca de 160 palestinos, grande parte dos quais mulheres e crianças, morreram desde o dia 14 deste mês, quando a Marinha, a Aviação e a artilharia israelenses incrementaram seus bombardeios indiscriminados contra zonas residenciais da Faixa de Gaza.

Essas mesmas estatísticas referem-se a cerca de mil feridos, alguns muito graves, e a sete mortos do lado israelense, três deles militares.

Prensa Latina